O Atlético já conhece seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Integrante do Grupo G, o Galo medirá forças com Peñarol (Uruguai), Rosario Central (Argentina) e Caracas (Venezuela) em compromissos de turno e returno.
A chave expõe o Atlético a dois adversários históricos e um oponente inédito. Em sua centenária trajetória, o time mineiro já teve confrontos memoráveis com Peñarol e Rosario Central, e medirá forças pela primeira vez com o Caracas.
A estreia será justamente contra a equipe venezuelana. Na semana de 3 de abril, o Galo viajará à capital da Venezuela para enfrentar o Caracas no Estádio Olímpico UCV.
Calendário de jogos do Atlético na Libertadores 2024*
- 1ª rodada (semana de 3/4): Caracas-VEN x Atlético – Estádio Olímpico UCV, em Caracas
- 2ª rodada (semana de 10/4): Atlético x Rosario Central-ARG – Arena MRV, em Belo Horizonte
- 3ª rodada (semana de 24/4): Atlético x Peñarol-URU – Arena MRV, em Belo Horizonte
- 4ª rodada (semana de 8/5): Rosario Central-ARG x Atlético – Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário
- 5ª rodada (semana de 15/5): Peñarol-URU x Atlético – Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu
- 6ª rodada (semana de 29/5): Atlético x Caracas-VEN – Arena MRV, em Belo Horizonte
*Datas-base com referência às semanas dos jogos. O calendário detalhado ainda será definido pela Conmebol.
Peñarol (Uruguai)
O Club Atlético Peñarol é, sem dúvidas, um dos times mais tradicionais da América do Sul. Com 51 títulos do Campeonato Uruguaio, cinco conquistas da Copa Libertadores e três Copas Intercontinentais, os “Carboneros” ostentam uma das camisas de maior peso no continente.
Apesar disso, a queda do futebol uruguaio nas últimas décadas também afetou o Peñarol. O clube foi finalista da Libertadores pela última vez em 2011, quando perdeu para o Santos, e não tem sido grande ameaça para brasileiros nos últimos anos.
Em 2023, inclusive, o Peñarol perdeu duas vezes para o América, rival do Atlético, na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em Belo Horizonte, o time uruguaio foi goleado por 4 a 1. Já em Montevidéu, os Carboneros perderam por 2 a 1.
De toda forma, o Peñarol fez sete jogos oficiais em 2024 e venceu todos eles. No Campeonato Uruguaio, foram cinco triunfos em cinco partidas. A equipe comandada por Diego Aguirre, ex-Atlético, lidera a liga neste início de temporada, com 15 pontos.
Atlético e Peñarol se enfrentaram em cinco oportunidades na história. O histórico conta com três vitórias alvinegras e dois empates. Veja a seguir.
Retrospecto do Atlético contra o Peñarol
- 26/3/1972 – Atlético 1 x 1 Peñarol – Mineirão – amistoso
- 23/8/2000 – Atlético 2 x 1 Peñarol – Mineirão – Copa Mercosul (fase de grupos)
- 27/9/2000 – Peñarol 2 x 2 Atlético – Estádio Centenário – Copa Mercosul (fase de grupos)
- 26/3/2008 – Atlético 1 x 1 Peñarol – Mineirão – amistoso
- 21/1/2009 – Peñarol 1 x 4 Atlético – Estádio Centenário – Torneio de Verão (disputa de terceiro lugar)
Rosario Central (Argentina)
O Rosario Central é um dos grandes clubes do futebol argentino. Os “Canallas” já ganharam o Campeonato Nacional em quatro oportunidades e a Copa Conmebol uma vez.
O Atlético tem o Rosario Central como um adversário histórico. Em 1995, as equipes decidiram a Copa Conmebol em duas partidas memoráveis, com uma goleada por 4 a 0 para cada lado. Na Argentina, o embate terminou nos pênaltis após “remontada” dos mandantes, com título do Rosario.
Ao todo, na história, são seis confrontos entre o Galo e o clube argentino – com uma vitória alvinegra, dois empates e três triunfos do Rosario Central.
O time hoje comandado por Miguel Ángel Russo tem figuras conhecidas do futebol brasileiro. São elas: o meio-campista Jonathan Gómez (ex-São Paulo) e os atacantes Jaminton Campaz (ex-Grêmio) e Abel Hernández (ex-Internacional).
O Rosario Central fez 11 jogos oficiais em 2024, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. A equipe ocupa a oitava colocação do Grupo A do Campeonato Argentino, com 14 pontos conquistados em 10 partidas.
Retrospecto do Atlético contra o Rosario Central
- 20/1/1946 – Atlético 3 x 4 Rosario Central – Estádio Antônio Carlos – amistoso
- 12/12/1995 – Atlético 4 x 0 Rosario Central – Mineirão – Copa Conmebol (final)
- 19/12/1995 – Rosario Central 4 x 0 Atlético – Estádio Mundialista – Copa Conmebol (final)
- 9/2/1996 – Atlético (10) 0 x 0 (9) Rosario Central – Copa Master da Conmebol (semifinal)
- 9/9/1998 – Atlético 1 x 1 Rosario Central – Mineirão – Copa Conmebol (semifinal)
- 23/9/1998 – Rosario Central 1 x 0 Atlético – Gigante de Arroyito – Copa Conmebol (semifinal)
Caracas (Venezuela)
Clube de menor tradição do Grupo G, o Caracas aparece como “franco-atirador” na chave. Os “Demonios Rojos” conquistaram 12 vezes o Campeonato Venezuelano, mas nunca passaram das quartas de final da Libertadores.
A equipe comandada por Leo González é majoritariamente composta por atletas jovens. A média de idade do elenco do Caracas é de 23,2 anos.
Na atual temporada, o Caracas tem duas vitórias, três empates e duas derrotas. No Campeonato Venezuelano, a equipe soma nove pontos e ocupa a oitava colocação.