A torcida do Atlético vive grande expectativa pela primeira noite de Copa Libertadores na Arena MRV, o novo estádio do Galo em Belo Horizonte. Inaugurada em agosto de 2023, a casa alvinegra já sabe a semana em que receberá o primeiro jogo do torneio continental em sua história.
O primeiro duelo de Libertadores na Arena MRV será disputado entre Atlético e Rosario Central, da Argentina. Adversário histórico do Galo, o clube argentino será o primeiro oponente internacional do time mineiro no estádio, em 10 de abril (quarta-feira), às 19h.
Calendário de jogos do Atlético na Libertadores 2024
- 1ª rodada: Caracas x Atlético – 4/4 (quinta-feira) – 19h – Estadio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, Caracas – ESPN e Star+
- 2ª rodada: Atlético x Rosario Central – 10/4 (quarta-feira) – 19h – Arena MRV, Belo Horizonte – ESPN e Star+
- 3ª rodada: Atlético x Peñarol – 23/4 (terça-feira) – 21h – Arena MRV, Belo Horizonte – Paramount
- 4ª rodada: Rosario Central x Atlético – 7/5 (terça-feira) – 19h – Estádio Gigante de Arroyito, Rosário – Paramount
- 5ª rodada: Peñarol x Atlético – 14/5 (terça-feira) – 19h – Estádio Campeón del Siglo, Montevidéu – ESPN e Star+
- 6ª rodada: Atlético x Caracas – 28/5 (terla-feira) – 19h – Arena MRV, Belo Horizonte – Paramount
Atlético e Rosario Central fizeram confrontos históricos
O reencontro entre Atlético e Rosario Central promete emoção. Em 1995, as equipes decidiram a Copa Conmebol protagonizando confrontos memoráveis.
No jogo de ida da grande decisão, em Belo Horizonte, o Galo aplicou um sonoro 4 a 0 no Mineirão e encaminhou a conquista. Apesar disso, o time mineiro foi alvo de uma grande virada de “Los Canallas”, sofrendo goleada por 4 a 0 no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, e perdendo o título nos pênaltis.
Em 1996, na Copa Master da Conmebol, as equipes se reencontraram na semifinal. Após empate no tempo regulamentar em Cuiabá, por 0 a 0, o Atlético levou a melhor nos pênaltis e se classificou à decisão.
Posteriormente, em 1998, Galo e Rosario Central voltaram a se encontrar na Copa Conmebol – desta vez, na semifinal. Os argentinos levaram a melhor após empate por 1 a 1 no Gigante da Pampulha e vitória por 1 a 0 no Gigante de Arroyito.
Mineirão e Independência: os números do Atlético na Libertadores
O Atlético atuou no Mineirão em 11 edições de Libertadores. O único título do clube na competição, em 2013, foi comemorado no palco mais tradicional do futebol mineiro.
Ao todo, o Galo disputou 38 jogos do torneio continental no Gigante da Pampulha. Foram 20 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas. Os números se traduzem em um aproveitamento de 63,1%.
A média de bolas na rede também é positiva. Nesses 38 compromissos, o time mineiro marcou 68 gols e sofreu apenas 30.
Já no Independência, o Atlético disputou 25 partidas de Libertadores (uma delas como visitante), com aproveitamento impressionante. Foram 19 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Os números são traduzidos em um rendimento de 82,6%.
Em jogos do torneio continental no Horto, o Galo balançou as redes 53 vezes e sofreu apenas 20 gols.
Números do Atlético na Arena MRV
Enquanto aguarda pela primeira noite de Libertadores na nova casa, o Atlético tenta construir números positivos na Arena MRV. Até aqui, são 10 vitórias, um empate e apenas três derrotas em 14 jogos – mas dois dos reveses com caráter ainda mais negativo, diante do Cruzeiro, maior rival.
Antes de jogar pelo principal torneio do continente na Arena MRV, o Galo fará novo clássico contra a Raposa em seu novo estádio. A partida será disputada no fim de semana de 30 de março, ainda sem data definida, em jogo de ida da final do Campeonato Mineiro.