O Atlético terá uma “maratona” em abril, com oito jogos em 30 dias. Diante disso, qual deverá ser a escalação da equipe na estreia da Copa Libertadores, que antecede a final do Campeonato Mineiro? O técnico Gabriel Milito falou sobre o assunto.
A declaração do técnico ocorreu nesse sábado (30/3), após o empate por 2 a 2 entre Galo e Cruzeiro, na Arena MRV, no jogo de ida da decisão do Estadual. Segundo o argentino, a condição física será fundamental para a equipe exercer seu modelo de jogo.
“É muito importante a recuperação agora. Teremos uma viagem longa, mas vamos estar bem. Temos que ter intensidade, mas precisamos compreender pouco a pouco com quem vamos jogar. Teremos menos desgaste físico, porque a pressão será muito mais afetiva, vamos finalizar mais ações. Mas vou querer muita intensidade, ter a bola”, iniciou Milito.
Além disso, o treinador explicou como o tempo de trabalho pode fazer com que os jogadores se desgastem menos ao longo dos 90 minutos. Isso porque, com o modelo de jogo mais trabalhado, a tendência é que o time precise correr menos.
“A partida, quando não se tem o controle e não finaliza, faz muito ida e volta, e isso gera muito desgaste físico. Quando se passa o jogo todo defendendo em seu campo é um desgaste diferente. Contra o rival, fomos para cima, para cima. (…). A hora é de recuperar a energia, para ter a bola e voltar a atacar. Isso é dia a dia, trabalho, correções, competições”, disse.
Atlético com titulares ou reservas?
Gabriel Milito não cravou se poupará jogadores, mas indicou que alguns atletas deverão ser poupados de acordo com o desgaste físico. Ele citou substituições no clássico contra o Cruzeiro como exemplos para a estreia na Libertadores.
“Mas conto com um bom plantel e obviamente vou levar em conta o cansaço, porque os esforços em cada partida será muito grande. Em função disso, iremos formar a equipe que vai jogar na partida seguinte. Zaracho, por exemplo, queria seguir, mas entendemos que se recuperou de uma lesão. Depois de tanto esforço, não poderia continuar. Lemos saiu porque estava com câimbras”, afirmou.
O Atlético inicia a trajetória na Libertadores na quinta-feira, às 19h, contra o Caracas. A partida será disputada no Estádio Olímpico, em Caracas, na Venezuela.
Já o jogo de volta da final do Mineiro está marcado para às 15h30 de domingo, no Mineirão.