Está chegando a hora! O Atlético se prepara para dar início a 14ª participação na Copa Libertadores e, mais uma vez, tem a oportunidade de buscar o bicampeonato continental. O primeiro adversário pelo Grupo G é o Caracas. A partida será disputada às 19h (de Brasília) dessa quinta-feira (4/4), no Estádio Olímpico UCV, em Caracas, na Venezuela. A seguir, o No Ataque traz as prováveis escalações para o confronto.
O Caracas vive um péssimo início de 2024 e está há oito jogos sem vitórias – com quatro empates e quatro derrotas no período. A equipe ocupa a 11ª colocação no Campeonato Venezuelano (de 14 times) e trocou de técnico às vésperas do confronto contra o Galo: o novo comandante é Henry Meléndez, de 39 anos.
Já o Atlético enfrentou altos e baixos neste início de temporada, mas está vivo na briga pelo título do Campeonato Mineiro. No último sábado (30/3), o Galo cedeu empate ao rival Cruzeiro, por 2 a 2, já nos acréscimos do primeiro encontro pela final na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Provável escalação do Caracas
A primeira escalação de Meléndez no comando do Caracas ainda é uma incógnita. O treinador tem dois desfalques: os zagueiros Roger Manríque (lesão no adutor da coxa direita) e Daniel Rivillo (entorse no tornozelo esquerdo).
O zagueiro/lateral-esquerdo Robert Quijada aparece como dúvida. Em recuperação de uma lesão no adutor da coxa esquerda, o atleta tem presença incerta na partida contra o Atlético.
Dessa forma, a provável escalação do Caracas conta com: Wuilker Fariñez; Luis Casiani, Francisco La Mantía, Robert Quijada (Bianneider Tamayo) e Renné Rivas; Bryant Ortega, Yeison Mena e Vicente Rodríguez; Ender Echenique, Danny Pérez e Edwuin Pernía.
Provável escalação do Atlético
No ar, há uma dúvida relevante sobre a escalação do Atlético diante do Caracas: o técnico argentino Gabriel Milito vai entrar com força máxima na estreia na Copa Libertadores ou poupará alguns de seus titulares pensando na final contra o Cruzeiro? Diante da Raposa, no próximo domingo (6/4), o time alvinegro precisará vencer para ficar com a taça do Campeonato Mineiro.
Caso opte por usar o time titular, a tendência é que a formação do Galo seja a mesma do primeiro jogo da decisão contra o maior rival, no último fim de semana. Expulso nas oitavas de final da Libertadores de 2023, com o Argentinos Juniors, Milito terá de cumprir suspensão automática no torneio continental.
É possível, de toda forma, que algumas alterações pontuais sejam feitas. O comandante argentino do Atlético indicou que alguns atletas podem ser preservados em virtude do desgaste físico.
“Conto com um bom plantel e obviamente vou levar em conta o cansaço, porque os esforços em cada partida serão muito grandes. Em função disso, iremos formar a equipe que vai jogar na partida seguinte. Zaracho, por exemplo, queria seguir, mas entendemos que se recuperou de uma lesão. Depois de tanto esforço, não poderia continuar. Lemos saiu porque estava com cãibras.”
Gabriel Milito, técnico do Atlético
Sendo assim, a provável escalação do Atlético conta com: Everson; Mauricio Lemos (Igor Rabello), Bruno Fuchs e Jemerson; Saravia, Battaglia (Otávio), Zaracho (Gustavo Scarpa), Igor Gomes e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk.
No departamento médico do Atlético, o lateral-esquerdo/meio-campista Rubens (fratura na mão direita) e o atacante Brahian Palacios (lesão na coxa direita) seguem em tratamento. Quem se uniu aos dois nesta semana foi o meio-campista Edenilson, que sofreu luxação com rompimento de ligamentos no cotovelo esquerdo.