COPA LIBERTADORES

‘Toco y me voy’: Atlético quebra recorde de 10 anos na Libertadores

Atlético acertou 728 de 791 passes tentados contra o Caracas e estabeleceu recorde na Libertadores; veja detalhes

O técnico Gabriel Milito ainda é figura recente no Atlético, mas já dá indícios de que implementará um estilo de jogo marcante, caracterizado pelo controle da posse de bola, no clube mineiro. Nesta quinta-feira (4/4), no segundo compromisso do Galo sob o comando do treinador argentino, o Galo quebrou um recorde dos últimos 10 anos na Copa Libertadores.

Dominante, o Atlético não tomou conhecimento do Caracas e goleou o adversário venezuelano por 4 a 1 no Estádio Olímpico UCV, em Caracas, pela primeira rodada do Grupo G do torneio continental. Segundo dados do SofaScore, plataforma de estatísticas no futebol, o time alvinegro teve 73% de posse de bola, contra 27% do adversário.

O OptaJoão, portal de dados sobre o futebol brasileiro no X (antigo Twitter), publicou levantamento relevante. Os 728 acertos e as 791 tentativas de passes do Galo na partida representaram os maiores números da Libertadores nos quesitos nos últimos 10 anos.

Um mapa de campo elaborado pelo OptaJoão também mostra a direção dos passes da equipe de Milito durante a partida. Ofensivo e vertical, o Atlético não enfrentou problemas para criar boas oportunidades de gol e balançar as redes do Caracas.

“Toco y me voy” do Atlético de Milito

“Toco y me voy” é uma expressão relativamente popular no futebol, usada também em referência aos times que gostam de ter o controle da posse de bola. Após a goleada sobre o Caracas, nesta quinta-feira, o auxiliar Lucas Gonçalves comentou a característica que vem sendo implementada no Atlético por Gabriel Milito.

“É uma das características principais da ideia de jogo dele. Existem outras, mas ele gosta muito de controlar o jogo a partir da posse de bola. É uma ideia bem complexa, que depende de tempo, treinamento, mas aos poucos a equipe vai ficando com a cara e as características que ele pretende implementar.”

Lucas Gonçalves, auxiliar fixo do Atlético

Agora, o Galo volta atenções ao Campeonato Mineiro. No domingo (7/4), a partir das 15h30, o time alvinegro medirá forças com o rival Cruzeiro pela taça no Mineirão, em Belo Horizonte. Para ser campeão, o Atlético precisará vencer a Raposa no Gigante da Pampulha.

Compartilhe