Na noite da última quarta-feira (10/4), o duelo entre Atlético e Rosario Central-ARG pela Copa Libertadores “pegou fogo” dentro das quatro linhas, mas foi marcado por mais um lamentável episódio de racismo na Arena MRV – a nova casa do Galo em Belo Horizonte. Atleticanos flagraram, em vídeo que circula nas redes sociais, o momento em que um torcedor do Rosario imita um macaco em direção às arquibancadas inferiores do estádio.
A injúria racial foi cometida pelo torcedor que aparece de regata azul, na parte inferior do vídeo a seguir. Ele repete os gestos racistas em duas oportunidades e, em seguida, festeja com compatriotas.
A torcida do Rosario Central compareceu em peso à Arena MRV na derrota da equipe argentina por 2 a 1 para o Atlético, pela segunda rodada do Grupo G da Copa Libertadores. Centenas de torcedores de “Los Canallas” marcaram presença no estádio do Galo e festejaram mesmo após o apito final.
Até o momento, o clube mineiro não se manifestou a respeito da injúria racial. Não houve denúncia em virtude do episódio na Arena MRV.
Na estreia na Copa Libertadores, com vitória diante do Peñarol-URU, as torcidas de Rosario Central e do clube uruguaio protagonizaram cenas de violência no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosario. Um torcedor do time argentino, inclusive, chegou a acertar uma pedra na cabeça de um defensor do Peñarol.
O Rosario foi denunciado na CONMEBOL e aguarda sentença com possível punição. O clube pode, inclusive, ter de mandar jogos com portões fechados.