O Atlético enfrenta o Peñarol, do Uruguai, nesta terça-feira (23/4), na Arena MRV, a partir das 21h, pela terceira rodada do Grupo G da Copa Libertadores da América. O No Ataque separou cinco curiosidades sobre o confronto, que será o sexto na história entre as duas equipes.
Atlético jamais perdeu para o Peñarol
O Galo nunca perdeu uma partida para o tradicional time uruguaio. Nos cinco embates entre os dois times na história, foram duas vitórias alvinegras e três empates.
Será a primeira vez que as equipes se enfrentam pela Libertadores: foram dois jogos pela Copa Mercosul, dois amistosos comemorativos e uma partida do Torneio de Verão, disputado no Uruguai entre Atlético, Cruzeiro, Peñarol e Nacional-URU.
Primeiro embate foi há mais de 50 anos
A primeira vez que Galo e Peñarol se enfrentaram foi em amistoso comemorativo pelo 64º aniversário do Atlético, em 26 de março de 1972, no Mineirão. A partida terminou empatada em 1 a 1.
A escolha do time uruguaio para ser o adversário do alvinegro na partida festiva tem explicação: meses antes, o Galo havia contratado o goleiro uruguaio Mazurkiewicz junto ao Peñarol. O amistoso foi acordado, portanto, para o Atlético pagar mais 10 mil dólares pela transferência.
Ídolo marcou gol 50 pelo Galo contra o Peñarol
Sétimo maior artilheiro da história do Atlético, o ex-atacante Guilherme Alves marcou o gol de número 50 dos 139 que fez pela equipe em partida contra o Peñarol, em 23 de agosto de 2000, pela fase de grupos da Copa Mercosul.
O jogo, disputado no Mineirão, foi vencido pelo Galo por 2 a 1. Guilherme abriu o placar, de pênalti, aos 15 minutos do primeiro tempo. O ex-zagueiro Célio Silva ampliou no final da etapa inicial. Aos 27 do segundo tempo, o Peñarol diminuiu com o ex-atacante José María Franco.
Equipes se enfrentaram no centenário do Atlético
O Peñarol voltou a enfrentar o Galo em amistoso comemorativo pelo aniversário do clube alvinegro em 2008, no centenário do Atlético.
A partida foi disputada no Mineirão, em 26 de março de 2008, e terminou empatada em 1 a 1. Marcos marcou o gol do Galo, aos 23 do primeiro tempo, e José Franco marcou para o time uruguaio, aos 19 da etapa complementar.
Elenco do Peñarol tem 2 ex-Atlético e 2 ex-América
O elenco atual do Peñarol tem velhos conhecidos das torcidas de Atlético e América. Veja quem são
- Lucas Hernández: o lateral-esquerdo uruguaio passou foi contratado pelo Atlético em 2019, junto ao Peñarol, mas teve passagem apagada. Foram apenas sete jogos pelo alvinegro. Menos de um ano após a contratação, no início de 2020, o Galo emprestou o atleta para o Cuiabá, onde ficou até o final de 2021. Em 2022, foi emprestado para o Sport até o fim do ano, quando se encerrou o contrato delo com o Atlético. No início do ano passado, ele retornou ao Peñarol, onde alterna entre titularidade e reserva desde então
- Diego Aguirre: o técnico uruguaio comandou o Atlético em 31 partidas, entre dezembro de 2015 e maio de 2016. No total, foram 16 vitórias, sete empates, oito derrotas e um título – o da Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada que o Galo disputou nos Estados Unidos em 2016
- Washington Aguerre: um dos muitos goleiros utilizados pelo América durante a temporada 2023, o uruguaio Aguerre está no Peñarol desde o início do ano. Ele deixou o Coelho no fim do ano passado, após apenas dois jogos disputados e menos de quatro meses no clube
- Javier Méndez: o meio-campista uruguaio Javier Méndez é outro que acertou com o Peñarol no início deste ano após deixar o América. Ele tinha contrato com o Coelho até o fim de 2024, mas rescindiu amigavelmente o vínculo para voltar ao Uruguai. Assim como Aguerre, Javier também teve curta passagem por BH: chegou em julho de 2023 e entrou em campo apenas 11 vezes, sem marcar gols ou dar assistências.
Todos os confrontos entre Atlético x Peñarol
- Atlético 1 x 1 Peñarol – amistoso comemorativo pelo 64º aniversário do Galo, em 26/3/1972, no Mineirão
- Atlético 2 x 1 Peñarol – 2ª rodada do Grupo E da Copa Mercosul, em 23/8/2000, no Mineirão
- Atlético 2 x 2 Peñarol – 5ª rodada do Grupo E da Copa Mercosul, em 27/8/2000, no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai
- Atlético 1 x 1 Peñarol – amistoso comemorativo pelo centenário do Galo em 26/3/2008, no Mineirão
- Atlético 4 x 1 Peñarol – decisão do terceiro lugar do Torneio de Verão, em 21/1/2009, no Estádio Centenário