ATLÉTICO

Libertadores: Atlético persegue feito que só quatro times conseguiram no século

Com quatro vitórias em quatro jogos, Galo tenta ser o quinto clube a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento desde 2001
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético já está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, mas ainda pode atingir um feito que só quatro times conseguiram no século: vencer todas as partidas da fase de grupos do torneio continental.

O Vasco foi o primeiro clube a ter 100% de aproveitamento nas seis partidas, logo em 2001. Naquele ano, o Cruzmaltino bateu América de Cali, Peñarol e Deportivo Táchira-VEN, mas foi eliminado pelo Boca Juniors nas quartas de final.

Seis anos depois, outra equipe brasileira obteve tal desempenho. O Santos somou vitórias sobre Defensor Sporting-URU, Gimnasia-ARG e Deportivo Pasto-COL, mas também caiu antes da final ao ser batido pelo Grêmio nas semis. 

O Boca Juniors é o único clube argentino nessa lista. Os Xeneizes não foram derrotados em campo na fase de grupos da edição de 2015, mas foram expulsos da competição após um torcedor do clube jogar gás de pimenta no túnel de acesso em que estavam os jogadores do River Plate, nas oitavas de final.

O último time a atingir tal feito foi o Palmeiras, em 2022. Essa, inclusive, é a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores do século, devido ao saldo de gols (veja com detalhes abaixo). 

O Verdão marcou incríveis 25 gols e sofreu apenas três contra Emelec-EQU, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero-BOL. O começo arrasador, no entanto, não levou o clube ao bicampeonato com a queda na semifinal para o Athletico-PR.

Times com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores no século

  • Vasco – 2001: 16 gols marcados e 5 sofridos (11 de saldo)
  • Santos – 2007: 12 gols marcados e 1 sofrido (11 de saldo)
  • Boca Juniors – 2015: 19 gols marcados e 2 sofridos (17 de saldo)
  • Palmeiras – 2022: 25 gols marcados e 3 sofridos (22 de saldo)

Próximos jogos do Atlético na Libertadores

O Atlético é o único time com 100% de aproveitamento na atual edição da Libertadores e, com isso, só depende de si para ter a melhor campanha na primeira fase. Isso faria com que o clube tivesse direito a mandar todos os jogos de volta do mata-mata em casa.

Essa pode ser a primeira vez em que o clube mineiro atinge tal feito na história. O mais próximo disso foram os 16 pontos somados em 2021. Naquele ano, o alvinegro venceu as cinco últimas partidas, mas empatou com o Deportivo La Guaira-VEN por 1 a 1 na primeira rodada, no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas.

Em 2024, o Atlético ainda enfrentará o Peñarol-URU e o Caracas-VEN. O próximo compromisso será nesta terça-feira (14/5), às 19h, quando enfrentará os uruguaios no Estádio Campeón Del Sigo, em Montevidéu. Já a partida contra os venezuelanos está marcada para 28 de maio, terça-feira, também às 19h, na Arena MRV. 

Compartilhe