COPA LIBERTADORES

Do que o Atlético precisa para ser líder geral da fase de grupos da Libertadores?

Atlético precisa vencer e torcer por combinação de resultados para ficar com a liderança geral da fase de grupos da Libertadores; veja cenário
Foto do autor
Compartilhe

O Galo encerra a fase de grupos da Copa Libertadores com possibilidades de ter a melhor campanha entre os 32 times participantes. Mas do que o Atlético precisa para ser o líder geral ao fim da sexta rodada do torneio continental? O No Ataque responde a seguir.

A equipe comandada por Gabriel Milito se vê atrás de três concorrentes na classificação geral da fase de grupos da Libertadores – um brasileiro e dois argentinos. Veja o cenário na tabela a seguir.

Os quatro primeiros na classificação geral da Libertadores*

  • 1° – Palmeiras (Grupo F): 13 pontos – 4V, 1E, 0D, 9SG
  • 2° – River Plate (Grupo H): 13 pontos – 4V, 1E, 0D, 7SG
  • 3° – Talleres (Grupo B): 13 pontos – 4V, 1E, 0D, 6SG
  • 4° – Atlético (Grupo G): 12 pontos – 4V, 0E, 1D, 4SG

*V = vitórias; E = empates; D = derrotas; SG = saldo de gols.

Na última rodada, dois desses concorrentes jogarão na condição de mandante, enquanto um deles será visitante. Veja os confrontos dos quatro primeiros da Libertadores a seguir.

Os jogos dos quatro primeiros da Libertadores na última rodada

Terça-feira (28/5), às 19h

  • Atlético x Caracas-VEN – Arena MRV, em Belo Horizonte

Quarta-feira (29/5), às 21h30

  • São Paulo x Talleres-ARG – MorumBis, em São Paulo

Quinta-feira (30/5)

  • Palmeiras x San Lorenzo-ARG – 19h – Allianz Parque, em São Paulo
  • River Plate-ARG x Deportivo Táchira-VEN – 21h – Monumental de Núñez, em Buenos Aires
Guilherme Arana comemora gol marcado pelo Atlético diante do Caracas na Libertadores - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Atlético busca nova vitória diante do Caracas na Libertadores(foto: Pedro Souza/Atlético)

Do que o Atlético precisa para ser líder geral?

Não há cenário possível que classifique o Atlético na condição de líder geral da fase de grupos caso o time mineiro empate com o Caracas na Arena MRV – ainda que os três concorrentes que estão acima na classificação geral percam por diferenças de gols que façam a equipe de Milito superá-las na tabela.

Isso porque o Talleres enfrenta o São Paulo, que tem 10 pontos e cinco de saldo. O Tricolor Paulista ultrapassaria o Galo em caso de vitória no MorumBis somada a uma igualdade em Belo Horizonte. Além disso, nesse cenário, o Atlético também poderia ser ultrapassado por Fluminense (11 pontos), The Strongest-BOL (10 pontos), Bolívar-BOL (10 pontos) e Nacional-URU (10 pontos).

Ao time alvinegro, só resta uma possibilidade: vencer o Caracas na última rodada do Grupo G. E além disso, é claro, contar com tropeços de concorrentes nessa briga (empates ou derrotas de Palmeiras, River Plate e Talleres).

A liderança geral permitiria ao Atlético decidir todos os jogos de eventuais mata-matas na condição de mandante, na Arena MRV. Já classificado às oitavas de final, o Galo sonha com o bicampeonato da “Glória Eterna”.

Compartilhe