Sem muitas dificuldades, o Atlético confirmou as expectativas iniciais e se classificou às oitavas de final da Copa Libertadores. O Galo confirmou a liderança do Grupo G ao vencer o Caracas-VEN por 4 a 0 nesta terça-feira (28/5), na Arena MRV, pela sexta e última rodada da fase classificatória. Veja, a seguir, a classificação final da chave.
Para alegria do torcedor, o Atlético encerrou a participação na fase de grupos em primeiro lugar, com 15 pontos – cinco vitórias e uma derrota. O desempenho dá ao Galo vantagens importantes na próxima fase: encara um segundo colocado de um dos grupos e decide o mata-mata em casa.
Em segundo, aparece o Peñarol, com 12 pontos – quatro vitórias e duas derrotas. Também garantido nas oitavas de final, o clube uruguaio foi o único que conseguiu derrotar o Atlético na fase de grupos desta edição – em 14 de maio, pela quinta rodada, triunfou por 2 a 0, no Campeón del Siglo, em Montevidéu.
Logo atrás, com sete tentos, está o Rosario Central – duas vitórias, dois empates e três tropeços. Na terceira colocação, a equipe argentina se classificou aos playoffs da Copa Sul-Americana e deu adeus à Libertadores. Ou seja, jogará eliminatórias com um segundo colocado de um dos oito grupos do torneio continental e, se avançar, vai às oitavas.
Por fim, o Caracas estampa a quarta posição. O time venezuelano conquistou apenas um ponto de 18 disputados e está eliminado. A campanha ruim foi marcada por cinco derrotas e um empate. No Caracas, o Atlético marcou oito gols – contando os jogos do turno e returno.
Classificação do Grupo G, do Atlético
- Atlético – 15 pontos, cinco vitórias e uma derrota
- Peñarol – 12 pontos, quatro vitórias e duas derrotas
- Rosario – sete pontos, duas vitórias, dois empates e três derrotas
- Caracas – um ponto, cinco derrotas e um empate
O Galo pode, ainda, ser o primeiro colocado geral da fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisa que Palmeiras, River Plate-ARG e Talleres-ARG tropecem na última rodada.
Campanha do Atlético na Libertadores
- 1ª rodada: Caracas 1 x 4 Atlético – 4/4 – Estadio Olímpico, em Caracas, na Venezuela
- 2ª rodada: Atlético 2 x 1 Rosario – 10/4 – Arena MRV, em Belo Horizonte, no Brasil
- 3ª rodada: Atlético 3 x 2 Peñarol – 23/4 – Arena MRV, em Belo Horizonte, no Brasil
- 4ª rodada: Rosario 0 x 1 Atlético – 7/5 – Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina
- 5ª rodada: Peñarol 2 x 0 Atlético – 14/5 – Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai
- 6ª rodada: Atlético 4 x 0 Caracas – 28/5 – Arena MRV, em Belo Horizonte, no Brasil
Ao fim das seis rodadas, o Atlético marcou 13 gols e sofreu seis. O atacante Paulinho é o homem-gol do clube nesta edição – balançou a rede em cinco oportunidades.