O Atlético terá um velho conhecido como oponente nas oitavas de final da Copa Libertadores: o San Lorenzo, clube tradicional da Argentina. Campeão do principal torneio do continente em 2014, o time de Buenos Aires já enfrentou o Galo em cinco oportunidades. O No Ataque relembra os confrontos a seguir.
O primeiro encontro ocorreu em amistoso disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, em agosto de 1969. Na ocasião, o Atlético venceu o San Lorenzo por 2 a 1, com dois gols de Oldair.
Posteriormente, as equipes viriam a medir forças na fase de grupos da Copa Mercosul de 2000. No primeiro enfrentamento, o Galo venceu por 4 a 3 no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. André (duas vezes), Marques e Ramon Menezes balançaram as redes para o time mineiro.
No segundo embate, o Atlético voltou a vencer no Mineirão – desta vez, por 3 a 2. Guilherme (duas vezes) e André Silva marcaram os gols do triunfo alvinegro. Naquele ano, o Galo seria eliminado da competição pelo Palmeiras, na semifinal.
Galo e San Lorenzo voltariam a se encontrar na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2018. No primeiro duelo, em Buenos Aires, os argentinos venceram por 1 a 0, com gol de Gabriel Gudiño. Na volta, empate por 0 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, e classificação dos argentinos no torneio continental.
Retrospecto do Atlético contra o San Lorenzo
- Jogos: 5
- Vitórias: 3
- Empates: 1
- Derrotas: 1
- Gols feitos: 9
- Gols sofridos: 7
Atlético e San Lorenzo voltarão a medir forças nas semanas de 14 e 21 de agosto, agora pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo de ida será disputado no Nuevo Gasómetro, enquanto o confronto decisivo será jogado na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Ambos os times buscam o bicampeonato da “Glória Eterna”. Quem avançar enfrentará o Fluminense ou o segundo colocado do Grupo C da Libertadores nas quartas de final.