Um atacante do Atlético e um brasileiro do Bolívar estão entre os artilheiros da Copa Libertadores que disputarão as oitavas de final. Os 16 times classificados para a próxima fase da competição foram definidos depois que o Grêmio garantiu sua vaga no Grupo C. Dessa forma, os principais goleadores que seguirão na disputa também foram conhecidos.
São 10 jogadores que somam 138 gols na temporada de 2024. O levantamento foi feito pelo site torcedores.com.
Os artilheiros
Miguel Borja, do River Plate, é o maior goleador do continente, entre os jogadores ainda na disputa da Libertadores. São 22 gols marcados, número que recoloca o atacante colombiano de 31 anos entre os mais destacados da América do Sul, lugar que ocupou quando foi campeão da Libertadores com o Atlético Nacional, ainda em 2016.
Em seguida, com apenas um gol a menos (21) aparece Pedro, do Flamengo. O centroavante atropelou Gabigol na disputa interna pela titularidade na equipe de Tite e deslanchou como o maior artilheiro brasileiro na América do Sul. Ele tem a companhia no pódio de outro atacante brasileiro que vem se destacando na temporada: Júnior Santos, do Botafogo, com 17 gols marcados.
Atacante do Atlético e brasileiro do Bolívar
Além de Pedro e Júnior Santos, aparecem com destaque Hulk, do Atlético, e Luciano, do São Paulo, ambos com nove gols na temporada. Mas um quinto jogador brasileiro está presente na lista, como principal goleador do Bolívar.
Pouco conhecido da torcida brasileira e com passagens pelo futebol do México e da Colômbia, Chico soma 12 gols na temporada. Aos 29 anos, é a principal esperança do time de La Paz, que surpreendeu ao se classificar em primeiro no grupo do Flamengo.
Quem completa o top 10
Outros quatro jogadores completam o top 10, entre figuras conhecidas e outras menos famosas, ao menos para o torcedor brasileiro. Aos 37 anos, Bacca é o quarto maior goleador. O colombiano do Barranquilla é famoso por já ter deixado a sua marca por Sevilla, Milan e Villarreal, três clubes de expressão no futebol europeu.
Flaco López, do Palmeiras, com 11 gols na temporada, também aparece na lista. Leo Fernández, que teve passagem apagada pelo Fluminense, vive boa fase com o Peñarol e já marcou 12 vezes. Com nove gols, o argentino Girotti, do Talleres, fecha a relação.
Má fase de Cano chama a atenção
Depois de emplacar grandes temporadas em sequência com o Fluminense, Germán Cano atravessa fase de seca de gols, o que se reflete na sua ausência na lista de maiores goleadores ainda em busca do título da Libertadores. O tricolor se classificou para as oitavas de final, mas o argentino fez apenas cinco gols até agora na temporada inteira.
Os 10 principais goleadores nas oitavas
- 1 – Borja (River Plate) – 22 gols
- 2 – Pedro (Flamengo) – 21 gols
- 3 – Junior Santos (Botafogo) – 17 gols
- 4 – Bacca (Barranquilla) – 16 gols
- 5 – Chico (Bolívar) – 12 gols
- 6 – Leo Fernández (Peñarol) – 12 gols
- 7 – Flaco López (Palmeiras) – 11 gols
- 8 – Hulk (Atlético) – 9 gols
- 9 – Luciano (São Paulo) – 9 gols
- 10 – Girotti (Talleres) – 9 gols