O gesto do zagueiro/volante argentino Rodrigo Battaglia em comemoração de gol pelo Atlético, na noite desta terça-feira (20/8), na Arena MRV, chamou atenção. A atitude foi uma clara provocação ao San Lorenzo, clube eliminado pelo Galo nas oitavas de final da Copa Libertadores.
Aos 20 minutos do segundo tempo, em momento tenso para o Atlético no jogo contra o San Lorenzo, Battaglia fez a torcida alvinegra vibrar. Após escanteio de Gustavo Scarpa, o jogador subiu na área para cabecear para as redes, selar a vitória por 1 a 0 e a classificação do time mineiro às quartas.
Na comemoração, o zagueiro simulou encher um balão. O gesto faz referência ao Huracán, principal rival do San Lorenzo, que tem o objeto como parte de seu escudo. Assista a cena no player a seguir.
O Huracán, inclusive, carrega o apelido de “El Globito”. Na tradução para o português, algo como “O Balãozinho”.
O clube argentino foi fundado em 1908 e teve como um dos criadores o aviador e engenheiro Jorge Newbery. Ele ficou famoso no país vizinho por ter dirigido o balão chamado “El Huracán”.
Foi pelo Huracán que Battaglia iniciou a carreira como atleta profissional. O jogador disputou 68 partidas e anotou quatro gols pelo clube da cidade de Tres Arroyos, na província de Buenos Aires, antes de se transferir ao Racing.
Battaglia ostenta status de titular do time de Gabriel Milito. O argentino já tem 69 aparições pelo Atlético, tendo contribuído com quatro gols e uma assistência desde o início de 2023.