COPA LIBERTADORES

O histórico ‘perfeito’ do Atlético contra o Fluminense em copas

Atlético aposta em retrospecto contra o Fluminense em copas para garantir vaga nas semifinais da Libertadores; relembre mata-matas
Foto do autor
Compartilhe

A torcida do Atlético segue alimentando um grande sonho: conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores. E o histórico em copas diante do Fluminense, adversário nas quartas de final, é motivo para que os alvinegros acreditem em dar mais um passo rumo a esse objetivo.

O Atlético avançou em todas as oportunidades nas quais encarou o Fluminense diretamente em um mata-mata. Esses encontros eliminatórios ocorreram pela Copa Conmebol, em 1992 e 1993, e pela Copa do Brasil, em 2000 e 2021.

Dois desses enfrentamentos, inclusive, ocorreram em competições que marcaram títulos do Atlético (1992 e 2021). Nestas duas temporadas, o Galo se fez amplamente superior ao Tricolor Carioca e avançou sem dificuldades.

Já nos embates nos anos de 1993 e 2000, o cenário foi distinto. Primeiro, a equipe mineira avançou às quartas da Copa Conmebol por meio de disputa de pênaltis. Depois, o time alvinegro garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil pelo extinto critério do gol fora de casa.

O histórico “perfeito” do Atlético contra o Fluminense em copas

1992

Copa Conmebol (oitavas de final)

  • 9/8 – Fluminense 2 x 1 Atlético – Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora
  • 12/8 – Atlético 5 x 1 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte

1993

Copa Conmebol (oitavas de final)

  • 12/8 – Atlético 2 x 0 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte
  • 19/8 – Fluminense (2) 2 x 0 (4) Atlético – Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro

2000

Copa do Brasil (quartas de final)

  • 15/6 – Fluminense 3 x 3 Atlético – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • 21/6 – Atlético 2 x 2 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte

2021

Copa do Brasil (quartas de final)

  • 26/8 – Fluminense 1 x 2 Atlético – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
  • 15/9 – Atlético 1 x 0 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte

É importante ressaltar que Fluminense e Atlético também mediram forças na Copa Sul-Americana de 2003, mas não em uma eliminatória. Na fase preliminar entre brasileiros, o Tricolor das Laranjeiras confirmou a liderança do Grupo 2 e garantiu vaga nas quartas de final ao superar o Galo, por 2 a 0, no Mineirão.

Com retrospecto favorável aos mineiros, Fluminense e Atlético voltarão a se enfrentar em um mata-mata nesta quarta-feira (18/9), a partir das 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Oponentes históricos, os clubes serão adversários nas quartas de final da Copa Libertadores.

Compartilhe