É dia de um novo capítulo do Atlético na Copa Libertadores! Nesta quarta-feira (18/9), às 19h, o alvinegro visita o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações da partida: onde assistir, desfalques, prováveis escalações, arbitragem e mais.
O Tricolor Carioca é o atual campeão do torneio, mas passou por momentos conturbados em 2024, a ponto de demitir o técnico Fernando Diniz devido à campanha ruim no Campeonato Brasileiro.
Com a chegada de Mano Menezes, a equipe reagiu e deixou a zona de rebaixamento, mas ainda está na 16ª posição, com 27 pontos. O time vem de derrota por 2 a 1 para o Juventude, no domingo, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Na Libertadores, o time avançou ao mata-mata com tranquilidade ao somar 14 dos 18 pontos possíveis no Grupo A e eliminou o Grêmio nas oitavas de final, nos pênaltis, após derrota por 2 a 1 na ida, fora de casa, e vitória por 2 a 1 na volta, como mandante.
O momento do Atlético
O Atlético, por sua vez, também não vive o melhor dos mundos na Série A e ocupa o modesto 10º lugar, com 33 pontos, mas está forte nos torneios mata-mata. O alvinegro se classificou, na semana passada, para as semifinais da Copa do Brasil, ao superar o São Paulo.
Com isso, o técnico Gabriel Milito poupou boa parte do time titular na rodada passada, o que culminou na derrota por 3 a 0 para o Bahia, no domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.
O time chegou às quartas de final do torneio continental após eliminar o San Lorenzo-ARG, com empate por 1 a 1 na ida e vitória por 1 a 0 na volta. O alvinegro ainda foi o dono da segunda melhor campanha da fase de grupos da atual edição, com 15 pontos, atrás apenas dos 16 feitos pelo River Plate-ARG.
Histórico e premiação na Libertadores
Para avançar, o Atlético conta com um retrospecto ‘perfeito’ diante do Fluminense em copas. Os mineiros avançaram nos quatro confrontos por Copa Conmebol e Copa do Brasil na história.
No entanto, outro número pesa a favor do tricolor. Nos últimos 10 jogos entre as equipes no Rio de Janeiro, o Galo só venceu um.
Um fator que também ronda esse duelo é o aspecto financeiro: o clube que se classificar para as semifinais garantirá cerca de R$ 11,6 milhões por premiação nos cofres, além de mais um jogo com estádio cheio e, consequentemente, uma renda alta com bilheteria.
Fluminense x Atlético: onde assistir ao vivo
O confronto pelas quartas de final da Libertadores terá transmissão exclusiva no streaming:
- Paramount
Fluminense x Atlético: desfalques e prováveis escalações
Fluminense
O técnico Mano Menezes deve repetir a formação que perdeu para o Juventude no fim de semana. Os únicos desfalques são o zagueiro Ignácio e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa.
- Escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Marcelo; Facundo Bernal, Martinelli, Paulo Henrique Ganso e Jhon Arias; Kauã Elias e Kevin Serna
- Pendurados do Fluminense: Ganso
- Desfalques do Fluminense: Ignácio (artroscopia no joelho esquerdo) e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa (cirurgia no joelho direito)
Atlético
Em relação à derrota para o Bahia, o técnico Gabriel Milito volta a contar com quatro peças fundamentais. Preservados para controle de carga, retornam: o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meio-campista Alan Franco e o atacante Paulinho. Todos eles devem ser titulares diante do Fluminense.
O Atlético, por outro lado, sofreu uma baixa importante nesta semana. O lateral-direito Renzo Saravia teve constatada lesão muscular na região posterior da coxa direita e virou desfalque. O zagueiro Lyanco e o lateral-direito Mariano aparecem como os nomes mais cotados para a vaga.
A principal dúvida na escalação do Galo, de toda forma, está relacionada ao substituto do volante Otávio, que se recupera de luxação no ombro esquerdo. Milito pode acionar Fausto Vera ou adiantar Battaglia, que vem jogando como zagueiro, de volta à posição de origem. Caso opte pela segunda alternativa, o treinador argentino deve acionar Bruno Fuchs na zaga.
- Escalação do Atlético: Everson; Mariano (Lyano ou Bruno Fuchs), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Fuchs), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk
- Pendurados do Atlético: –
- Desfalques do Atlético: Saravia (coxa direita), Otávio (luxação no ombro esquerdo), Zaracho (cirurgia para correção de hérnia do esporte na região inguinal), Alisson (lesão na coxa esquerda) e Eduardo Vargas (lesão na panturrilha esquerda)
Fluminense x Atlético: os personagens
Marcelo, lateral-esquerdo do Fluminense: “Sabemos que é um jogo muito importante, muito difícil. É um jogo de 180 minutos, temos que saber como jogar, encarar essas duas finais. Mas estamos preparados, com a cabeça boa, leve para esse jogo.”
Hulk, atacante do Atlético: “Quem vive o futebol sabe que não existe uma regra. A gente treina de uma forma, imagina que o jogo vai correr de uma forma e, de repente, corre totalmente oposto do que a gente treinou. Por isso, precisamos estar concentrados para saber enfrentar o que vem pela frente. A gente sabe como o Fluminense joga, como alguns jogadores se comportam, mas pode ser que seja totalmente diferente. Temos que ser inteligentes e entender o quanto antes para fazer um grande jogo. (…) Não vamos abdicar de jogar. Vamos jogar sim, tentar jogar, implantar o nosso futebol – sabendo que vamos enfrentar um grande adversário, no seu estádio, diante de sua torcida. Merece sim respeito, mas o que não podemos é nos omitir. Temos que chegar, jogar, competir, mas ser inteligentes acima de tudo”.
Fluminense x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Facundo Tello-ARG
- Assistentes: Juan Belatti-ARG e Maximiliano Del Yesso-ARG
- VAR: Silvio Trucco-ARG