O Atlético está de volta à semifinal da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (25/9), o alvinegro venceu o Fluminense por 2 a 0, na Arena MRV, e passou de fase. Além de se aproximar da decisão, o Galo ainda quebrou uma sina na história recente do torneio.
As últimas cinco eliminações do Atlético no mata-mata da Libertadores foram para times brasileiros: São Paulo (2015, quartas de final), Internacional (2016, oitavas de final), Palmeiras (2021, semifinal; 2022, quartas de final; e 2023, oitavas de final).
Na semifinal desta temporada, o Galo enfrentará o River Plate, que passou pelo Colo-Colo. O primeiro jogo será em Belo Horizonte, e a volta em Buenos Aires.
Atlético na semifinal da Libertadores
O Atlético chegou à fase semifinal pela primeira vez em 1978. Naquele ano, essa etapa era disputada em dois triangulares. O Galo foi lanterna da chave que tinha Boca Juniors (que avançou para a final) e River Plate.
O retorno ocorreu em 2013, ano do título alvinegro. Na semifinal, o Atlético passou pelo Newell’s Old Boys: derrota por 2 a 0 na ida, na Argentina, e vitória por 2 a 0 na volta, em Belo Horizonte. Nos pênaltis, o Galo superou o adversário.
Em 2021, ocorreu a eliminação para o Palmeiras. Os paulistas foram mandantes do primeiro jogo, e o duelo terminou empatado por 0 a 0 – com o atacante Hulk tendo perdido um pênalti, assim como nesta quarta (25). Na volta, em BH, o empate foi por 1 a 1, e o Verdão avançou por ter marcado como visitante.