COPA LIBERTADORES

Adversário do Atlético, River Plate amarga histórico ruim no Brasil

River Plate carrega peso intercontinental, mas costuma "sofrer" como visitante no Brasil; veja números do próximo rival do Atlético
Foto do autor
Compartilhe

O próximo adversário do Atlético é reconhecido como um dos grandes do futebol mundial. Com extensa galeria de troféus, o River Plate é um dos maiores da Argentina e sempre impôs respeito na esfera continental. Apesar disso, o Galo se apega ao histórico ruim do clube no Brasil para tentar abrir vantagem nas semifinais da Copa Libertadores.

Fosse por Supercopa Libertadores, Copa Mercosul, Recopa Sul-Americana ou Libertadores, o River já esteve por diversas vezes nos caminhos traçados por brasileiros em competições internacionais. Mesmo tendo conquistado classificações memoráveis diante de oponentes do país vizinho, o “Millonario” costuma enfrentar dificuldades quando viaja ao Brasil.

Ao todo, o River Plate disputou 53 jogos oficiais contra equipes brasileiras como visitante na história. Foram apenas nove vitórias, além de 14 empates e 30 derrotas (25,7% de aproveitamento). Na somatória desses confrontos, o time de Buenos Aires marcou 47 gols e foi vazado 86 vezes.

O recorte recente é um retrato condizente com esse histórico dos Millonarios. Nos últimos três mata-matas disputados no Brasil, o River foi eliminado.

Em 2020, o River Plate caiu na semifinal da Libertadores diante do Palmeiras. Em 2021, o próprio Atlético eliminou o clube argentino do torneio nas quartas de final. Por fim, em 2023, o Internacional despachou, nos pênaltis, o adversário de Buenos Aires nas oitavas.

Até mesmo clubes de menor peso no cenário nacional ostentam vitórias sobre o River Plate em solo brasileiro. Foram os casos de Paulista (2 a 1), pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2006, e Chapecoense (2 a 1), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2015.

Gol antológico de Zaracho em duelo entre Atlético e River Plate pela Copa Libertadores de 2021 - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Gol antológico de Zaracho em duelo entre Atlético e River Plate pela Copa Libertadores de 2021(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Atlético x River Plate no Brasil

Em compromissos oficiais, o Atlético enfrentou o River Plate duas vezes no Brasil – e venceu nas duas oportunidades. Primeiro, em triangular da semifinal da Copa Libertadores de 1978, por 1 a 0, no Mineirão. Mais recentemente, com atuação histórica e vitória pelas quartas de final da Libertadores de 2021, por 3 a 0, novamente no Gigante da Pampulha.

As equipes se preparam para mais um confronto marcante pela principal competição do continente – agora, nas semifinais. O primeiro jogo da eliminatória entre Atlético e River Plate ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 desta terça-feira (22/10).

Apegado ao retrospecto ruim do adversário em solo brasileiro, o Galo quer abrir vantagem no mata-mata. O confronto decisivo contra o River será disputado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, às 21h30 da próxima terça-feira (29/10).

Compartilhe