Um ônibus com torcedores do Atlético foi apedrejado nas proximidades do Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, palco do jogo contra o River Plate, nesta terça-feira (29/10), pela semifinal da Copa Libertadores.
Os próprios atleticanos postaram vídeos nas redes sociais mostrando os estilhaços da janela do automóvel. Um torcedor foi atingido pelos cacos de vidro e sofreu um corte no supercílio.
A reportagem de No Ataque esteve no local e colheu o depoimento de torcedores do Atlético que estavam no ônibus. Segundo Vinícius Xingu Pereira, eles apenas ouviram o barulho, mas não conseguiram identificar de onde veio a pedra.
“Foi muito de repente. Estávamos chegando, a menos de 200 metros, de repente, pá, um barulho. Nosso amigo até está em outra entrevista. Machucou a sobrancelha”.
Artur José lamentou o tratamento recebido pelos atleticanos em Buenos Aires e classificou o episódio como uma emboscada orquestrada por simpatizantes do River Plate.
“Parece que eles já estavam preparados. Esperando a gente para isso. Uma emboscada. Normal, né?! Argentina. Quando vão lá (em Belo Horizonte) e apanham, aí reclamam”.
River Plate x Atlético
A bola rola para River Plate x Atlético a partir das 21h30. No duelo de ida da semifinal, há uma semana (22/10), o Galo ganhou dos argentinos por 3 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Deyverson (2) e Paulinho marcaram os gols alvinegros.
Para se classificar à decisão da Libertadores, o Atlético pode até perder por dois gols de diferença. O ganhador da semifinal enfrentará Botafogo ou Peñarol, do Uruguai, na luta pelo título continental.
Episódios violentos envolvendo torcida
Episódios violentos envolvendo torcidas têm sido comuns nos últimos dias. Na última quarta-feira (23/10), por exemplo, fãs do Peñarol que foram ao Rio de Janeiro para assistir ao duelo com o Botafogo, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, protagonizaram confusão na orla do Recreio dos Bandeirantes.
A Polícia Militar foi acionada e usou bombas de efeito moral para coibir a ação dos torcedores, que iniciaram confronto com os agentes. Os uruguaios chegaram a atear fogo em um dos ônibus de excursão. No dia, cerca de 280 foram detidos.
Nesse domingo (27/10), membros da Mancha Verde, organizada do Palmeiras, prepararam emboscada na Rodovia Fernão Dias, próximo à cidade de Mairiporã, em São Paulo, e atacaram torcedores da Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro, que voltavam voltavam de Curitiba (PR) após a derrota da Raposa por 3 a 0 para o Athletico Paranaense, no sábado (26/10), pelo Campeonato Brasileiro. Um fã celeste morreu e outros 12 ficaram feridos.