O Atlético pode estar vivendo uma daquelas coincidências que levam os torcedores mais supersticiosos à loucura. Nessa terça-feira (29/10), o Galo foi o quarto time brasileiro a eliminar o River Plate-ARG em uma semifinal de Copa Libertadores. O que eles têm em comum? Todos foram campeões do torneio continental.
O alvinegro chegou à final após vencer na ida por 3 a 0, na Arena MRV, e empatar por 0 a 0 no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Agora, o time tenta repetir os feitos de Vasco, São Paulo e Palmeiras (duas vezes). O curioso dado foi levantado pelo Opta, site especializado em estatísticas do futebol.
O histórico
A campanha mais recente foi do time alviverde, que bateu o Santos na final após eliminar Los Millonarios. O Tricolor Paulista, por sua vez, também venceu um brasileiro: o Athletico-PR.
Já na década passada, o Palmeiras encarou o Deportivo Cali-COL. Após derrota por 1 a 0 na ida e vitória por 2 a 1 no segundo jogo, o Verdão levantou a taça nos pênaltis.
No ano anterior foi a vez de o Vasco venceu o Barcelona-EQU nas duas partidas: 2 a 0 e 2 a 1.
Atlético bateu na trave
O Atlético até eliminou o River em 2021, mas foi nas quartas de final. Na fase seguinte, o time caiu para o Palmeiras.
Agora, o alvinegro espera ter o mesmo final feliz que os outros clubes brasileiros. A final, que será contra Peñarol ou Botafogo, está marcada para 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez.