Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, os tambores já rufam para a final da Copa Libertadores de 2024, que será disputada entre Atlético e Botafogo. Dois dos alvinegros mais tradicionais do Brasil, os times compartilham estruturas idênticas de uniformes há várias décadas. No fim das contas, qual das equipes deve vestir alvinegro na grande decisão do principal torneio do continente? O No Ataque responde a seguir.
Em 1º de novembro, a Conmebol chegou a indicar que o Atlético vestiria o uniforme principal no Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate em Buenos Aires, na final da Libertadores. A definição, no entanto, só ocorrerá na sexta-feira (29/11), após reunião entre representantes de ambos os clubes, da arbitragem e da própria Conmebol.
O “time A” (em tese, mandante) da partida é o Atlético. Por ter feito melhor campanha que o Botafogo na fase de grupos, o Galo terá a possibilidade de utilizar o vestiário principal do Monumental, que costuma receber o River Plate.
Não há qualquer prerrogativa prevista em regulamento, de toda forma, que garanta que o time A jogue com o uniforme principal. Apesar disso, costumeiramente, o clube de melhor campanha costuma usar a vestimenta principal na decisão.
O No Ataque apurou que a sugestão do departamento de competições da Conmebol já foi repassada a Atlético e Botafogo: que o Galo jogue inteiramente com o primeiro uniforme. Na reunião de véspera do confronto, os representantes das equipes colocarão as vestimentas lado a lado, e a assessoria de arbitragem terá a possibilidade de trocar qualquer uma das peças sugeridas.
No fim das contas, tudo indica que o Atlético vestirá preto e branco em um dos confrontos mais importantes de sua história, a ser disputado a partir das 17h do próximo sábado (30/11). A oficialização por parte da Conmebol deve ocorrer na tarde da véspera do duelo.