Atlético x Botafogo será a sexta final consecutiva da Copa Libertadores com ao menos um clube brasileiro, sendo que quatro delas foram entre times do Brasil. Mas como explicar esse predomínio sobre os rivais sul-americanos? O No Ataque ouviu torcedores e jornalistas argentinos para saber a opinião dos hermanos.
A próxima decisão do torneio continental será disputada em Buenos Aires, no sábado (30/11), às 17h, no Estádio Monumental de Nuñez. O Galo passou por San Lorenzo-ARG, Fluminense e River Plate-ARG antes deste confronto, enquanto o Glorioso eliminou Palmeiras, São Paulo e Peñarol-URU.
Nos últimos 10 anos, apenas River Plate-ARG (duas vezes) e Atlético Nacional (Colômbia) conseguiram superar os brasileiros na Libertadores. Segundo os argentinos, isso se deve principalmente às diferenças econômicas entre os países.
A opinião dos torcedores argentinos
Bryan Mendoza, torcedor do River, admitiu a superioridade dos times brasileiros. Além disso, citou o aspecto tático como um fator para as vitórias sobre os ‘hermanos’.
“Porque têm melhores equipes, melhores jogadores, têm jogado melhor. O futebol brasileiro é muito distinto do argentino. Têm outras memórias e outras táticas”, opinou.
Já Rodrigo Ponce, torcedor do Boca Juniors, acredita que o fato de o Campeonato Brasileiro ser competitivo ajuda muito as equipes. Por outro lado, entende que a Liga Argentina deixa os times locais mais fracos nos torneios continentais.
“Creio que porque a Liga Argentina não é muito competitiva e há mais dificuldade para encontrar melhores jogadores para gerar uma liga mais séria. O Brasil tem melhores equipes e por isso uma liga mais competitiva, por isso também tem ficado com a Libertadores”, opinou.
Jonathan, por sua vez, é torcedor do Racing. O argentino seguiu a linha do compatriota e exaltou a força do Brasileirão.
“Creio que o Brasileirão tem muitos bons jogadores, e os atletas querem jogar lá. É um campeonato muito competitivo, então estão sempre competindo bem na Libertadores. Penso que é por isso”, disse.
O que dizem os jornalistas argentinos?
O No Ataque também conversou com jornalistas argentinos sobre o tópico. Alejandro Panfil, que trabalha de forma independente, acredita que a possibilidade de contratar atletas de nível fortalece os clubes brasileiros, enquanto os times locais sofrem com a venda precoce de jogadores.
“Os times brasileiros têm uma liga muito poderosa, competitiva, com jogadores que podem voltar da Europa em seu melhor nível, em um alto patamar”, iniciou.
“Podem contratar treinadores estrangeiros de nível e jogadores da Argentina e de outros países sul-americanos. Isso está debilitando há muitos anos o Campeonato Argentino, que tem pouco investimento”, completou.
Ramiro Ariel Davis, da LN+, foi adiante e citou grandes contratações que seriam inviáveis para clubes da Argentina.
“Por questões econômicas. Têm dinheiro para trazer mais jogadores, é simples. Os times da Argentina não podem trazer jogadores como Depay (atacante do Corinthians), David Luiz (zagueiro do Flamengo), Diego Costa (atacante do Grêmio) e Luis Suárez (atacante do Grêmio. Não vêm por questões econômicas e de segurança”, opinou.
O jornalista ainda falou sobre a pressão cada vez maior dos gigantes argentinos, como Boca e River. Há cada ano de conquista brasileira esses times entram em campo com maior exigência por parte dos torcedores.
“E há uma pressão enorme. O Boca Juniors, por exemplo, joga com uma pressão cada vez maior. São muitos anos sem ganhar algo internacional”, completou.
David Bursztyn, da AM 990, seguiu a linha de grande parte dos torcedores e também mencionou o aspecto econômico do futebol brasileiro.
“Por uma questão econômica. Salvo o River, nenhuma equipe na América do Sul pode competir com o poderio econômico do Brasil”, afirmou.
As últimas 10 finais da Libertadores
- 2015 – Tigres-MEX 0 x 3 River Plate-ARG
- 2016 – Independiente del Valle-EQU 1 x 2 Atlético Nacional-COL
- 2017 – Grêmio 3 x 1 Lanús-ARG
- 2018 – Boca Juniors-ARG 3 x 5 River Plate-ARG
- 2019 – River Plate-ARG 1 x 2 Flamengo
- 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos
- 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo
- 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
- 2023 – Boca Juniors-ARG 1 x 2 Fluminense
- 2024 – Atlético x Botafogo