ATLÉTICO

Bernard pode se tornar 3º bicampeão nacional ou continental da história do Atlético

Meia retornou ao clube nesta temporada e busca bicampeonato da Copa Libertadores 11 anos depois de ter participado do 1º título
Foto do autor
Compartilhe

O meia Bernard pode atingir um feito que apenas dois jogadores conseguiram na história do Atlético: ser bicampeão de uma mesma competição nacional ou internacional pelo clube. Para isso, o time precisará vencer o Botafogo na final da Copa Libertadores.

O cria do Galo participou da campanha vitoriosa do time no torneio continental em 2013. Naquele ano, foi peça fundamental com quatro gols e duas assistências em 11 jogos.

Em uma função bem diferente da atual, Bernard atuava como ponta-esquerda e era a principal ‘válvula de escape’ da equipe que ainda contava com Ronaldinho, Diego Tardelli e Jô no ataque.

Agora, o camisa 20 é o meia no esquema do técnico Gabriel Milito. Por ter chegado em julho e sofrido uma lesão, ele participou de apenas quatro jogos na atual edição, sem contribuir com gols.

Título fora das quatro linhas?

Outro que pode conquistar o bicampeonato da Libertadores pelo Atlético é o ex-goleiro Victor. No entanto, seria fora dos gramados, como diretor de futebol do clube.

‘São Victor’ foi essencial em várias partidas da campanha de 2013, principalmente com as defesas de pênalti nas quartas de final, na semifinal e na final. Ele participou de todos os jogos do time naquela edição e se tornou um dos maiores ídolos do clube.

Dois bicampeões

O Galo tem apenas dois bicampeões de um mesmo torneio nacional ou continental na história. E ambos são zagueiros: Luiz Eduardo e Réver.

Revelado pelo Grêmio, Luís Eduardo chegou ao Atlético na temporada de 1992 e teve três passagens pelo alvinegro, até 1997. Bicampeão da Copa Conmebol (em 1995 e 1997), integrou também a equipe que venceu o Mineiro de 1995 e a Copa Centenário de BH de 1997.

Luiz Eduardo disputou 117 jogos com a camisa alvinegra e marcou um gol.

Já Réver é o jogador com mais títulos na história do clube – ao lado do ex-goleiro João Leite, com 12.

Ele fez parte das campanhas vitoriosas de 2014 e de 2021 da Copa do Brasil. Estava no grupo da primeira conquista, mas não entrou em campo devido a lesão. Já o bicampeonato do Galo teve o capitão em oito jogos, sendo seis como titular.

Atlético x Botafogo: a final da Libertadores

Atlético e Botafogo se enfrentarão na final da Libertadores em 30 de novembro, sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina.

Compartilhe