RUMO À ARGENTINA

Pão de queijo paranaense, bauru e costela: dia 2 da viagem à final da Libertadores

"Depois de um lindo amanhecer em Curitiba, uma rápida parada para um café da manhã com pão de queijo satisfatório, continuamos na estrada"

Compartilhe
google-news-logo

Repórter fotográfico do jornal Estado de Minas, Alexandre Guzanshe iniciou nessa terça-feira (26/11) uma jornada de quase 60 horas rumo a Buenos Aires, capital da Argentina. Ele acompanha uma excursão de torcedores, que viaja para assistir à final Copa Libertadores entre Atlético e Botafogo no sábado (30/11), no Estádio Monumental de Núñez. Leia a seguir o relato do segundo dia da saga.

Diário de Viagem

Dia 02

“E a saga rumo a Buenos Aires e à finalíssima da Copa Libertadores continua. Depois de uma saída difícil do Rio, obras na Via Dutra e chegada e saída caótica em São Paulo, a viagem atrasou mais de duas horas.

Os torcedores continuam tranquilos, sem aquele alvoroço e as costumeiras provocações que acredito devem ocorrer só mesmo na chegada à Argentina. Na excursão, a maioria é botafoguense, e os atleticanos continuam na deles. Mas já estão rolando as interações, os papos futebolísticos. Afinal de contas, todos estão aqui porque gostam de futebol.

Tirando os atrasos, a viagem está tranquila, as paisagens vão se modificando, os sotaques e as comidas também. O Brasil é muito grande. Depois de um almoço naquela famosa rede de beira de estrada em que você chega a deixar quase todo o seu orçamento previsto da viagem, paramos para um banho e para comer novamente já perto da madrugada.

Parada de uma hora e meia. Prepara roupa daqui, abre mala dali, pega o que pode, desce do ônibus correndo, tudo para fazer no cronograma. Banho tomado, revigorado, é hora de comer. Decidi pegar um Bauru, sanduíche ícone paulista que há muitos anos não comia. Pedi para acrescentar bacon.

Todos reunidos, motoristas a postos, e pegamos a estrada de novo. Já na madrugada, a próxima parada Curitiba. Mais três torcedores embarcaram na cidade – dois deles atleticanos que resolveram pegar um voo de Belo Horizonte para a capital paranaense a fim de encurtar o tempo de viagem. Agora, o time atleticano está completo. Quatro do Galo, todos os outros do Botafogo. Assim iremos juntos nessa grande jornada até Buenos Aires.

Ônibus de torcedores rumo a Buenos Aires - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Ônibus de torcedores rumo a Buenos Aires(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Depois de um lindo amanhecer em Curitiba, uma rápida parada para um café da manhã com pão de queijo satisfatório, continuamos na estrada, descendo rumo a Foz do Iguaçu e a fronteira do país vizinho. No meio do percurso, mais obras na estrada, mais atrasos, um céu nublado e uma chuva fina.

Paramos para o almoço, churrasco e uma bela costela assada. Tempo também para dar uma esticada nas pernas e bater um papo com os mineiros a bordo.

Os dois amigos que embarcaram comigo em BH estão na sua primeira viagem internacional para acompanhar o time de coração. Paulo Diniz e Layon Campos, uniformizados como deve ser, são do bairro Nova Gameleira e estão super animados. Paulo brincou: “Já pensou na volta, só nós quatro dentro do ônibus com um sorriso maroto depois da vitória do Atlético?

Já a outra dupla são Luiz Alberto Nascimento e o filho Thiago Nascimento. Os dois são experientes em acompanhar o Galo. Thiago esteve na final da Libertadores de 2013, no Paraguai. Os dois comemoraram juntos o título inédito no Mineirão.

Este ano, foram ao Rio assistir, debaixo de muita chuva, à classificação para a final da Copa do Brasil e estiveram nos dois jogos contra o Flamengo. “Ficamos tristes, mas estamos confiantes agora na final da Libertadores”, disse Luiz.

Agora, é ficar por mais uma tarde, uma noite e o começo da manhã até chegarmos são e salvos em Buenos Aires. É aguentar a ansiedade dos torcedores alvinegros. Só tem preto e branco aqui dentro desse ônibus.

Até amanhã com o meu último relato desse Diário de Viagem…”

Ônibus de torcedores rumo a Buenos Aires - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Ônibus de torcedores rumo a Buenos Aires(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Compartilhe
google-news-logo