ESPORTE NA MÍDIA

Simon revela novidade no VAR para final entre Atlético e Botafogo

Decisão da Copa Libertadores de 2024, em Buenos Aires, terá recurso tecnológico utilizada na Premier League e na última Copa do Mundo
Foto do autor
Compartilhe

O comentarista Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro de futebol, explicou em detalhes como funcionará uma novidade no VAR implementada pela Conmebol para a decisão entre Atlético e Botafogo, neste sábado (30/11), pela Copa Libertadores.

A tecnologia será a mesma utilizada em jogos da Premier League – o Campeonato Inglês – e também na última Copa do Mundo. Segundo Simon, a final da Libertadores contará com o recurso de impedimento semi-automático.

“Com esse método o árbitro toma a decisão muito mais rápido, tem gráficos que são expostos no telão do estádio e a televisão mostra tudo. É por um centímetro o impedimento, imagem 3D, não deixa dúvida nenhuma. Parabéns para a Conmebol por essa decisão”, exaltou Simon, em vídeo publicado no Instagram do canal ESPN.

Arbitragem da final

O árbitro da final entre Atlético e Botafogo será Facundo Tello. O argentino de 42 anos participou da Copa do Mundo de 2022 e da Eurocopa deste ano.

Segundo o GaloDigital, Facundo Tello já apitou jogos do Atlético em outras três ocasiões pela Copa Libertadores:

  • Deportivo La Guaira-VEN 1 x 1 Atlético – 21/04/2021 – primeira rodada da fase de grupos
  • Atlético 2 x 2 Palmeiras – 03/08/2022 – jogo de ida das quartas de final
  • Fluminense 1 x 0 Atlético – 18/09/2024 – jogo de ida das quartas de final

Já os auxiliares de Tello serão os também argentinos Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. A arbitragem de vídeo será comandada por Mauro Vigliano, enquanto o quarto árbitro será Yael Falcón e o quinto árbitro Cristian Navarro.

As exceções em meio aos argentinos da arbitragem são dois assistentes do VAR. Além do argentino Hernan Mastrangelo, os equatorianos Christian Lescano e Carlos Orbe estarão ajudando na arbitragem de vídeo na final da Libertadores.

Compartilhe