COPA LIBERTADORES

Libertadores 2025 é a primeira com dois times do Nordeste; veja participações

Com as participações de Bahia e Fortaleza, Libertadores 2025 é histórica para o futebol do Nordeste; veja outros clubes da região que participaram

A edição de 2025 da Copa Libertadores é histórica para o futebol brasileiro, especialmente para o Nordeste. Desde que o torneio foi criado, em 1960, será primeira vez em que dois clubes nordestinos disputarão a taça continental.

Nesta terça-feira (18/2), o Bahia visita o boliviano Strongest, a partir das 21h30, pelo primeiro jogo da segunda rodada do torneio. O outro representante do Nordeste é o Fortaleza, que está assegurado na fase de grupos.

Com a participação nesta edição, o Esquadrão se torna também o time do Nordeste que mais vezes jogou a Libertadores: quatro no total.

O Leão, que vive ascensão nas últimas temporadas, disputando a competição pela terceira vez nos últimos quatro anos – só não se classificou para a de 2024.

Participações de clubes do Nordeste na Libertadores

Veja a seguir as edições da Copa Libertadores que tiveram times do Nordeste e em qual estágio do torneio essas equipes foram eliminadas.

  • 2025: Fortaleza e Bahia
  • 2023: Fortaleza – terceira fase
  • 2022: Fortaleza – oitavas de final
  • 2009: Sport – oitavas de final
  • 1989: Bahia – quartas de final
  • 1988: Sport – fase de grupos
  • 1968: Náutico – fase de grupos
  • 1964: Bahia – primeira fase
  • 1960: Bahia – primeira fase

Bahia teve melhor campanha

Em 1988, o Bahia conquistou o título do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, a vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. A campanha continental é, até hoje, histórica para o clube e para o futebol do Nordeste.

Na fase de grupos, o Esquadrão de Aço jogou contra Deportiva Táchira-VEN, Internacional e Marítimo-VEN. Foram quatro vitórias e dois empates, desempenho que rendeu a liderança com 10 pontos.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Universitario. No duelo de ida, disputado no Peru, as equipes empataram por 1 a 1. Com a vitória por 2 a 1 na volta, o tricolor se classificou às quartas de final.

Nessa fase, o rival foi o Internacional. Além de já terem se encontrado na fase de grupos, as equipes tinham se enfrentado na final do Brasileirão de 1988, na qual o Esquadrão se deu melhor.

No mata-mata da Libertadores, entretanto, a história foi diferente. O Internacional venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, e as equipes empataram por 0 a 0 na volta. A combinação dos resultados culminou na eliminação do Bahia.

Bahia x The Strongest pela Libertadores

O primeiro jogo entre The Strongest e Bahia será disputado a partir das 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (18), no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

A volta será em 25 de fevereiro, no mesmo horário, mas na Fonte Nova.

Como gol fora de casa não é critério de desempate na Libertadores, classificará à terceira fase – a última antes da etapa por grupos – a equipe que levar a melhor no placar agregado.

Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Compartilhe