Em jogo recheado de drama, emoção e reviravoltas, o Botafogo confirmou a classificação às quartas de final da Copa Libertadores ao empatar por 2 a 2 com o Palmeiras, nesta quarta-feira (21/8), pelo segundo duelo das oitavas. Os 40 mil torcedores que compareceram ao Allianz Parque, em São Paulo, acompanharam um dos melhores espetáculos do futebol brasileiro em 2024.
O Botafogo avançou por ter ganhado o jogo de ida por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na semana passada (14/8). O time alvinegro aguarda o vencedor de São Paulo x Nacional-URU para saber qual será o adversário nas quartas de final da Libertadores. Brasileiros e uruguaios medem forças nesta quinta (22), às 19h, no Morumbis. Na ida, houve empate por 0 a 0.
As partidas da próxima fase estão previamente agendadas para as semanas dos dias 18 de 25 de setembro. As semifinais ocorrem entre os dias 23 e 30 de outubro, enquanto a grande final está marcada para 30 de novembro.
Lances de Palmeiras 2 x 2 Botafogo
Resumo do jogo
Mesmo antes de os times subirem ao gramado do Allianz, a torcida do Palmeiras já pendurou nas arquibancadas as três palavras em que depositavam todas as esperanças: time da virada. Em verde, branco e vermelho, as faixas combinavam com as bandeiras distribuídas pelos degraus imediatamente abaixo e loucamente agitadas na hora da entrada do time em campo. A música tema, claro, foi cantada e ecoou quase que de maneira ensurdecedora pelo estádio.
Em campo, porém, o Botafogo não se abalou e rapidamente dominou as ações iniciais do jogo. Savarino acertou a trave em lance trabalhado com tranquilidade pelos cariocas na intermediária ofensiva. Sem nenhuma estocada alviverde, o volume das arquibancadas começou a naturalmente diminuir.
Foi a partir dos 20 minutos que o Verdão voltou a crescer em lances com Estêvão. O garoto foi travado na primeira e, depois, achou Ríos no fundo e o cruzamento na medida se tornou uma chance inacreditavelmente perdida por Flaco López de cabeça. A partir de então, o Palmeiras seguiu encuralando o Botafogo em seu próprio campo, forçando os cariocas a tirarem a bola de trás diversas vezes no chutão.
Segundo tempo
Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas com placar zerado, o Botafogo demonstrou eficiência na segunda parte e pareceu encaminhar uma tranquila classificação ao abrir 2 a 0. Igor Jesus, aos 10 minutos, e Savarino, aos 17, colocaram o Glorioso em situação bastante confortável no confronto.
Todavia, o Palmeiras não se deu por vencido e buscou – ainda que tardiamente – a reação. Aos 40 minutos, Flaco López subiu mais que seus marcadores e cabeceou na saída de Jhon. Três minutos depois, a bola sobrou limpa para Rony – que bateu mascado, mas de forma suficiente para superar o goleiro alvinegro. O 2 a 2 devolvia a esperança aos adeptos alviverdes!
Os cinco minutos finais foram eletrizantes para ambas as torcidas. Os palmeirenses gritaram muito quando Gustavo Gómez, após bate-rebate na grande área, encheu o pé para fazer 3 a 2. Entretanto, o VAR identificou uma irregularidade, e o árbitro Facundo Figueroa se dirigiu ao monitor. No replay, ele confirmou o toque na mão esquerda do defensor do Verdão e anulou a jogada.
Ainda restavam três minutos, e o Palmeiras tentou de tudo para conseguir o placar que levaria o jogo para os pênaltis. A tentativa derradeira veio aos 54, em cobrança de falta de Gabriel Menino. Caprichosamente, a bola explodiu na junta da trave com o travessão, e o Botafogo enfim respirou aliviado com o resultado que lhe valeu a vaga nas quartas.
Próximos compromissos
Ao Palmeiras resta apenas o Campeonato Brasileiro, do qual é o terceiro colocado, com 41 pontos. No sábado (24), às 18h30, o time encara o Cuiabá, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 24ª rodada.
Já o Botafogo, líder da Série A, com 46 pontos, duela com o Bahia, às 16h de domingo (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
PALMEIRAS 2 X 2 BOTAFOGO
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael (Aníbal Moreno), Richard Ríos (Rony) e Raphael Veiga (Mauricio); Felipe Anderson (Lázaro), Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano (Hugo); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Matheus Martins), Igor Jesus (Tiquinho Soares) e Jefferson Savarino. Técnico: Artur Jorge.
Gols: Flaco López, aos 40 minutos, Rony, aos 44 minutos do 2°T (Palmeiras); Igor Jesus, aos 10 minutos, e Savarino, aos 17 minutos do 2°T (Botafogo)
Cartões amarelos: Richard Ríos (Palmeiras); Barboza, Gregore, Mateo Ponte e Tchê Tchê (Botafogo)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21 de agosto de 2024, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Juan P. Belatti (Argentina) e Cristian Navarro (Argentina)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)
Público: 40.269 torcedores
Renda: R$ 4.706.504,52