Os jogos pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores Feminina ocorrerão nesta quarta (8/10) e quinta-feira (9/10). A Ferroviária, dona de duas vitórias, é o único time brasileiro garantido no mata-mata. Corinthians e São Paulo, por sua vez, dependem dos últimos resultados. Veja os cenários a seguir.
Nesta edição da Libertadores, avançam às quartas de final as duas melhores equipes de cada chave. A partir de então, os duelos são decididos em jogos únicos – até a decisão.
Situação tranquila da Ferroviária
A Ferroviária é líder do Grupo B, com seis pontos e duas vitórias. As Guerreiras Grenás só podem perder uma posição e para o Boca Juniors, justamente o adversário na última rodada – o confronto será às 16h desta quarta-feira, no Estádio Florencio Sola, em Banfield, na Argentina. Portanto, a equipe paulista já está garantida na próxima fase.
Empate basta para o Corinthians
O Corinthians lidera o Grupo A, mas a situação é diferente. As Brabas carregam quatro pontos, uma vitória e um empate. Podem ser ultrapassadas por Independiente del Valle, do Equador, com a mesma quantidade, e Santa Fé, da Argentina, com três pontos.
O Timão encara o Santa Fé a partir das 20h, também no Estádio Florencio Sola. Um empate é suficiente para que o Corinthians avance, mesmo que em segundo. Enquanto uma vitória pode ser suficiente para manter o primeiro lugar – a depender do resultado da partida entre Del Valle e Always Red, no mesmo horário, no Nuevo Francisco Urbano, em Castelar. Se perder, a equipe paulista precisa torcer por uma vitória do clube argentino, o que é improvável.
Tudo é possível no grupo do São Paulo
O São Paulo figura em segundo lugar no Grupo C, com três pontos. Colo-Colo, do Chile, com seis pontos, lidera a chave. San Lorenzo, da Argentina, aparece em terceiro, com os mesmos três e saldo de gols inferior (-1). O Olimpia, do Paraguai, é o quarto, com zero.
Os quatro times ainda têm chances de avançar ao mata-mata. O São Paulo, que encara o Olimpia nesta quinta-feira (9/10), às 20h, no Estádio Florencio Sola, pode se classificar em três cenários.
Se triunfar, o tricolor chega aos seis pontos. O melhor cenário é uma vitória do Colo-Colo sobre o San Lorenzo. No entanto, caso a equipe argentina vença, três times empatarão na quantidade de pontos. O primeiro critério de desempate é o confronto direto (São Paulo venceu San Lorenzo; Colo-Colo venceu São Paulo), seguido por saldo de gols, gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, por fim, sorteio.
O empate serve para o São Paulo caso o San Lorenzo não vença o Colo-Colo. Derrota elimina o tricolor caso esteja aliada à vitória do San Lorenzo. Tropeço do time paulista e do clube argentino deixarão as últimas três equipes com a mesma quantidade de pontos. Como dito, o primeiro critério de desempate é o confronto direto.
Classificação da Libertadores Feminina
Grupo A
- Corinthians – 4 pontos; 1 vitória; 1 empate; SG: 11
- Independiente Del Valle – 4 pontos; 1 vitória, 1 empate; SG: 1
- Santa Fé – 3 pontos; 1 vitória, 1 empate; SG: 6
- Always Red – 0 ponto; 2 derrotas; SG: -18
Grupo B
- Ferroviária – 6 pontos, 2 vitórias; SG: 2
- Boca Juniors – 4 pontos; 1 vitória, 1 empate; SG: 2
- Alianza Lima – 1 ponto; 1 empate, 1 derrota; SG: -1
- Adiffem – 0 ponto
Grupo C
- Colo-Colo – 6 pontos; 2 vitórias; SG: 3
- São Paulo – 3 pontos; 1 vitória; 1 derrota; SG: 1
- San Lorenzo – 3 pontos; 1 vitória; 1 derrota; SG: -1
- Olimpia – 0 ponto
Grupo D
- Deportivo Cali – 4 pontos; 1 vitória, 1 empate; SG: 1
- Libertad – 2 pontos; 2 empates; SG: 0
- Universidad de Chile – 2 pontos; 2 empates; SG: 0
- Nacional – 1 ponto; 1 empate, 1 derrota; SG: -1
Jogos pela última rodada da Libertadores
Grupo A
- Independiente Del Valle x Always Red – 20h – quarta-feira (8/10)
- Santa Fé x Corinthians – 20h – quarta-feira (8/10)
Grupo B
- Alianza Lima x Adiffem – 16h – quarta-feira (8/10)
- Ferroviária x Boca Juniors – 16h – quarta-feira (8/10)
Grupo C
- Olimpia x São Paulo – 20h – quinta-feira (9/10)
- San Lorenzo x Colo-Colo – 20h – quinta-feira (9/10)
Grupo D
- Universidad de Chile x Deportivo Cali – 16h – quinta-feira (9/10)
- Libertad x Nacional – 16h – quinta-feira (9/10)