Nos bastidores, o Cruzeiro já trabalha com a Adidas, fornecedora de materiais esportivos, para determinar os designs dos uniformes da próxima temporada. Conforme apurado pelo No Ataque, a primeira camisa contará com homenagem ao título da Copa Libertadores de 1976 – a conquista da Raposa completará 50 anos em 2026.
A camiseta do primeiro uniforme será azul, inclusive as listras da Adidas na manga, e terá o retorno das estrelas soltas no peito – diferentemente da estratégia utilizada neste ano, quando o clube optou por adotar o escudo fechado, prática que não ocorria desde 2011. O Cruzeiro espera lançar a peça em 27 de janeiro. No entanto, a data pode variar, já que também depende da logística da fornecedora.
A segunda camisa será predominantemente branca, e a terceira terá o amarelo como cor principal, em homenagem à Seleção Brasileira, que disputará a Copa do Mundo. A tendência é que o uniforme alternativo seja lançado antes do segundo, justamente por causa do Mundial – entre 11 de junho e 19 de julho, no Canadá, nos Estados Unidos e no México.
A Itatiaia havia antecipado o retorno das estrelas e as cores dos uniformes. O No Ataque confirmou as informações e avançou na apuração dos detalhes.
Cruzeiro de volta à Libertadores
Curiosamente, no ano em que celebrará a conquista da Libertadores de 1976, o Cruzeiro voltará a jogar o torneio continental, que está fora do calendário do clube desde 2019, ano do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, a Raposa caiu nas oitavas de final, para o River Plate, da Argentina. Ao longo da história, o clube estrelado disputou a principal competição continental 17 vezes.
Cruzeiro na Libertadores de 1976
Na primeira fase da Libertadores de 1976, o Cruzeiro liderou o Grupo 3 – integrado também por Internacional, Olimpia-PAR e Sportivo Luqueño-PAR. Depois, na semifinal, disputada em formato triangular, a Raposa venceu LDU-EQU e Alianza Lima-PER.
Na decisão, o Cruzeiro ganhou do River Plate-ARG duas vezes: 4 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, no primeiro jogo; e 3 a 2, em Santiago, no Chile, no terceiro encontro. Na segunda partida, disputada na Argentina, Os Milionários triunfaram por 2 a 1.