Ex-lateral-direito do Cruzeiro, Helibelton Palacios foi anunciado pelo Independiente Santa Fe, da Colômbia, nesta segunda-feira (5/1). O jogador colombiano, de 32 anos, disputará a Copa Libertadores neste ano. Ele não acumulou bons números na Toca da Raposa e passou por dois clubes nos últimos dois anos.
Palacios tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025, mas não teve o vínculo renovado. No ano passado, ele atuou pelo Millonarios – foram 28 jogos, dois gols e uma assistência. Antes disso, em 2024, foi emprestado ao Sport, mas não teve uma passagem de sucesso.
O lateral pode, inclusive, reencontrar o Cruzeiro. Isso porque o Santa Fe está no pote 3 do sorteio da Libertadores – a Raposa está no pote 2. O evento para a definição das chaves será realizado no dia 18 de março, em Luque, no Paraguai.
Palacios no Cruzeiro
Palacios chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, ainda sob a gestão do ex-jogador Ronaldo Fenômeno.
Em 2023, o lateral disputou 10 jogos e, neste ano, apenas dois – foi o segundo reserva do Cruzeiro em determinado momento da temporada, atrás do titular William e de Wesley Gasolina.
Helibelton Palacios não balançou as redes ou contribuiu com assistências durante a passagem pela Toca da Raposa.
Passagem pelo Sport
Sem espaço no Cruzeiro, Palacios foi emprestado ao Sport em julho de 2024. Ele chegou ao Leão da Ilha com moral e ganhou a condição de titular logo de cara.
No entanto, o defensor precisou deixar o campo carregado pelos companheiros após sofrer uma lesão na coxa esquerda logo no primeiro jogo pela equipe pernambucana. Ele ficou afastado dos gramados durante um mês.
Depois de se recuperar da contusão, Palacios não conseguiu se firmar e disputou só mais uma partida. Assim como ocorreu em Belo Horizonte, o lateral não caiu nas graças da torcida e foi bastante criticado.
Apesar disso, Helibelton Palacios fez parte do elenco que conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão com o Sport.