Novo centroavante do Cruzeiro, Chico da Costa tem 15 participações de gols em 22 jogos na Copa Libertadores. A Raposa está de volta ao torneio continental após sete anos sem se classificar.
Chico será uma das três opções do técnico Tite para o comando de ataque. Ele disputará vaga com Kaio Jorge, que foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2025, e a promessa colombiana Néiser Villarreal.
Chico da Costa assinou por dois anos com o Cruzeiro
Aos 30 anos, Chico chega ao principal clube da carreira. O centroavante gaúcho pertencia ao Cerro Porteño, do Paraguai, mas estava emprestado ao Mirassol. Ele assinou com o Cruzeiro por dois anos.
Chico da Costa tem 10 gols na Libertadores
De 2022 a 2025, Chico participou de todas as edições da Libertadores e marcou 10 gols em 22 jogos – ele foi titular em 16). O atacante contribuiu com cinco assistências nesse período.
Na temporada de 2022, Chico fez três gols em quatro partidas. Em 2023, porém, o jogador atuou três vezes e passou em branco em todas.
Seu auge foi na edição de 2024, quando atuou em seis oportunidades e marcou cinco tentos. Chico fez dois gols em seis jogos na Libertadores de 2025.
Jogador do Cruzeiro com mais gols na Libertadores
Nenhum jogador do Cruzeiro tem mais gols que o atacante na Libertadores. Ele lidera o ranking com folga no elenco celeste. O segundo colocado da lista é Kaio Jorge, que marcou seis vezes no torneio.
Carreira de Chico da Costa
Antes de jogar chegar ao Mirassol, em 2025, Chico passou por Cerro Porteño e Sol de América, do Paraguai; Bolívar, da Bolívia; Atlético Nacional, da Colômbia; Querétaro, Atlante e Venados, do México. Ele estava fora do futebol brasileiro desde 2017.
No país, o atacante gaúcho ainda defendeu São José-RS, Operário-PR, Athletico Paranaense, Tombense e Inter de Lages-SC no início da carreira.