Por André Martins – UOL/Folhapress
O Flamengo perdeu a chance de aproximar da classificação na Libertadores. Nesta quarta-feira, os rubro-negros ficaram no empate por 1 a 1 com o Ñublense-CHI, no Chile. Com o resultado, os cariocas chegaram a cinco pontos e seguem na vice-liderança do Grupo A, ficando cinco atrás do líder Racing. Já o Ñublense tem quarto, na terceira posição. O Aucas-EQU, com três, é o lanterna da chave.
Os flamenguistas foram superiores no primeiro tempo e abriram o placar, com Gabigol. Na etapa final, o Ñublense foi melhor e chegou ao empate, com Henriquez.
Na próxima rodada, o Flamengo encara o Racing, no dia 8 de junho, no Maracanã. No dia anterior, o Ñublense viaja para encarar o Aucas-EQU, em Quito.
O jogo entre Flamengo e Ñublense
O Flamengo começou a partida pressionando o Ñublense. No entanto, os rubro-negros não conseguiam criar boas chances de gol. Do outro lado, os donos da casa finalizaram com perigo aos 20 minutos, com Reyes. Matheus Cunha fez a defesa.
O susto não mudou a postura do Flamengo. Os rubro-negros chegaram ao gol aos 33 minutos, com Gabigol. O atacante aproveitou bola que ficou na entrada da área e chutou sem chance para Pérez.
O Ñublense foi obrigado a avançar após o revés e quase empatou aos 37 minutos. Vidal perdeu a bola na saída e Oyarzo aproveitou para acertar a trave. Só que nos minutos finais, o Flamengo voltou a ter a posse de bola e manteve a vantagem até o intervalo.
Chilenos empatam no segundo tempo
No segundo tempo, o Ñublense voltou com postura mais ofensiva. Os chilenos pressionaram o Flamengo, mas não criavam chances. Os rubro-negros tentavam aproveitar os espaços, só que pecavam nos passes no ataque.
Os donos da casa chegaram com perigo somente aos 17 minutos. Henriquez arriscou de fora da área e obrigou Matheus Cunha a fazer boa defesa. Depois, novamente Henriquez parou no goleiro carioca. De tanto insistir, o Ñublense chegou ao empate aos 27, com Henriquez. O chileno levou a melhor sobre a marcação e chutou na saída do arqueiro flamenguista.
Após o revés, o Flamengo voltou a ficar mais ofensivo. Tanto que Gerson quase marcou aos 36 minutos, quando driblou o goleiro Pérez, mas perdeu ângulo e parou na zaga chilena. No entanto, o Ñublense soube se defender para sair de campo com um ponto do duelo contra os cariocas.
FICHA TÉCNICA
ÑUBLENSE-CHI 1 X 1 FLAMENGO
Local: Estádio Municipal, em Concepción (CHI)
Data: Quarta-feira, 24 de maio de 2023
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Andreas Nievas (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
VAR: Mathias de Armas (URU)
Cartões amarelos: Rivera, Rubio e Reyes (Ñublense); Vidal, Victor Hugo e Gerson (Flamengo)
GOLS
ÑUBLENSE: Henriquez, aos 27min do segundo tempo
FLAMENGO: Gabigol, aos 33min do primeiro tempo
ÑUBLENSE: Nicola Pérez, Cerezo, Rafael Caroca e Zalazar; Rebolledo (Vilches), Lorenzo Reyes, Juan Leiva (Provoste), Manuel Rivera (Jorge Henriquez) e Campusano; Bayron Oyarzo (Aránguiz) e Patricio Rubio (Córdova)
Técnico: Jaime Garcia
FLAMENGO: Matheus Cunha, Varela (Léo Pereira), Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia, Gerson e Vidal (Erick Pulgar); Everton Cebolinha (Victor Hugo), Pedro e Gabriel Barbosa
Técnico: Jorge Sampaoli