O Flamengo passou pelo Estudiantes nas quartas de final da Copa Libertadores. A classificação rubro-negra foi consumada nesta quinta-feira (25/9) com vitória por 4 a 2 nos pênaltis, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina. Na próxima fase, o rival será o também argentino Racing.
O Flamengo havia vencido o duelo de ida, no Maracanã, por 2 a 1. Com o resultado desta quinta, o placar agregado ficou em 2 a 2, o que forçou a disputa de pênaltis.
Flamengo reencontrará o Racing
Adversário do Flamengo na semifinal, o Racing eliminou o Vélez Sarsfield nas quartas de final. O time de Avellaneda venceu os dois jogos (ida e volta) por 1 a 0.
A última vez em que Flamengo e Racing se enfrentaram foi pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. As equipes fizeram parte da chave A.
Em El Cilindro, na Argentina, o confronto terminou empatado por 1 a 1. No Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 1.
Racing eliminou o Flamengo em 2020
Essa será a segunda vez na qual Flamengo e Racing duelarão pelo mata-mata da Libertadores. A primeira foi pelas oitavas de final da edição de 2020.
Os adversários empataram por 1 a 1 na Argentina, pelo duelo de ida, e o placar se repetiu na volta, no Maracanã. Nos pênaltis, o Racing venceu por 5 a 3 e conquistou a vaga.
Houve ainda um encontro entre os times pela semifinal da Supercopa Libertadores de 1992. O Racing somou 4 a 3 no placar agregado e passou para a final, vencida pelo Cruzeiro.