Quatro anos após a derrota na final da Copa Libertadores de 2021, o Flamengo se vingou e soltou o grito de “é campeão” contra o Palmeiras. Neste sábado (29/11), no Estádio Monumental de Lima, o rubro-negro foi superior ao rival brasileiro e, com um gol solitário do zagueiro Danilo, conquistou o tetracampeonato continental.
Depois de um começo aberto, o Flamengo assumiu o controle da partida, se aproveitou dos espaços dados pelo Palmeiras e criou chances de perigo. Perto dos minutos finais, os cariocas cresceram o número de faltas cometidas e, por pouco, não perderam o volante Pulgar por expulsão.
Na volta do intervalo, o Flamengo aumentou a produção ofensiva e se deparou com um Palmeiras nervoso. Insistente, o rubro-negro chegou ao gol com o zagueiro Danilo. O alviverde tentou amenizar o prejuízo nos minutos finais, mas não foi capaz de empatar.
Flamengo é o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores
Com o título conquistado em Lima, o Flamengo se isolou como time brasileiro que mais vezes venceu a Libertadores: são quatro taças.
Tricampeões, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Santos ficam atrás do rubro-negro.
Disputa por título segue
A disputa entre Palmeiras e Flamengo segue no Campeonato Brasileiro. Líder com 75 pontos, o rubro-negro está cada vez mais próximo de conquistar o título.
Com esperanças mínimas, o alviverde está em segundo lugar. A duas rodadas do fim do torneio, a equipe paulista soma 70 pontos – cinco a menos que os cariocas.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (3/12), na Arena MRV, a partir das 21h30. O duelo será com o Atlético, pela 34ª rodada. No mesmo dia e horário, mas no Maracanã, o Flamengo encara o Ceará pela 37ª rodada.
O jogo entre Palmeiras e Flamengo
Considerada toda a tensão da partida, Palmeiras e Flamengo iniciaram o confronto de forma aberta, dispostos a buscar o gol – mas de formas diferentes.
O alviverde focou em criações por dentro, com o objetivo de encontrar a dupla de ataque formada por Flaco López e Vitor Roque. Já o rubro-negro buscou os lados do campo, explorando as costas da defesa paulista.
Com o passar dos minutos, o Flamengo assumiu o controle do jogo – especialmente do meio campo, setor em que não havia palmeirenses de características defensivas. Livres para carregar a bola até a entrada da área, os jogadores de frente do rubro-negro, como o atacante Samuel Lino, criaram grandes chances.
Após certo domínio do Flamengo, o Palmeiras acertou a marcação e equilibrou a partida, mas não levou perigo à meta adversária. O rubro-negro, por outro lado, cresceu o número de faltas cometidas e correu risco de expulsão.
Isso porque, aos 30 minutos, Pulgar atingiu a perna direita do zagueiro Bruno Fuchs com a sola da chuteira. O árbitro Dario Herrera aplicou somente o cartão amarelo, mas os alviverdes fizeram grande cobrança pelo vermelho.
Segundo tempo
O Flamengo voltou ainda mais dominante do intervalo e, além de ter criado jogadas de ataque, contou com erros de jogadores do Palmeiras para gerar oportunidades perigosas. O alviverde se aproveitou de contra-ataques e lances individuais protagonizados pelo meia-atacante Allan.
Em uma final de tanto peso, o placar foi inaugurado por um jogador de grande currículo. Bicampeão da Liga dos Campeões e agora bi da Libertadores, o zagueiro Danilo pulou mais alto que todo mundo após cobrança de escanteio de Arrascaeta e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0 aos 21′.
Após o gol, o técnico Abel Ferreira promoveu alterações no time, e o Palmeiras cresceu na partida. Os lados dos campos foram preferidos pelo time paulistas, que abusou de cruzamentos na área adversária.
A insistência paulista quase deu resultado aos 43 minutos, quando Vitor Roque recebeu livre na pequena área, mas isolou a bola.
Palmeiras 0 x 1 Flamengo
Palmeiras
- Carlos Miguel; Khellven (Ramón Sosa, aos 32′ do 2ºT), Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Murilo (Giay, aos 32′ do 2ºT) e Piquerez; Andreas Pereira, Allan (Facundo Torres, aos 26′ do 2ºT) e Veiga (Felipe Anderson, aos 26′ do 2ºT – Maurício, aos 41′ do 2ºT); Vitor Roque e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Flamengo
- Rossi, Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, e Jorginho; Carrascal, Arrascaeta (Luiz Araújo, aos 34′ do 2ºT) e Samuel Lino (Cebolinha, aos 22 do 2ºT); Bruno Henrique (Juninho, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Filipe Luís
- Gols: Danilo, aos 21′ do 2ºT (Flamengo)
- Cartões amarelos: Veiga, Piquerez, Murilo e Maurício (Palmeiras) / Arrascaeta, Pulgar e Jorginho (Flamengo)
- Motivo: final da Copa Libertadores de 2015
- Data: 29/11/2025 (sábado)
- Horário: 18h15 (de Brasília)
- Local: Estádio Monumental, em Lima, no Peru
- Árbitro principal: Darío Humberto Herrera (Argentina)
- Assistentes: Cristian Gonzalo Navarro (Argentina) e José Miguel Savorani (Argentina)
- VAR: Héctor Alberto Paletta (Argentina)