Uma maldição pode impedir o Fluminense de conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores. O Tricolor Carioca enfrentará o Alianza Lima, do Peru, na fase de grupos e terá que quebrar um longo tabu para ser campeão do torneio de forma consecutiva, feito que apenas o Palmeiras conseguiu na competição continental no século 21.
No sorteio da segunda-feira (18/3), o Fluminense descobriu que enfrentará Cerro Porteño (PAR), Colo-Colo (CHI) e o temido Alianza Lima (PER). O temor não se dá pelo futebol praticado, já que o clube é apenas o sétimo colocado da liga peruana, mas sim por uma maldição.
Desde 1998, o Alianza Lima esteve na fase de grupos da Libertadores em 14 edições e, em nenhuma ocasião, um adversário da chave foi campeão daquela edição do torneio continental.
As “transferências” de azar mais marcantes do time peruano foi para São Caetano, em 2002, Boca Juniors (ARG), em 2018, e River Plate (ARG), em 2019, já que os clubes chegaram à final e perderam.
No último ano, inclusive, o Atlético foi “premiado” com a maldição, já que enfrentou o Alianza Lima na fase de grupos – venceu por 2 a 0 no Brasil e 1 a 0 no Peru – e só foi até as oitavas de final. O mesmo ocorreu com o Athletico-PR na temporada passada.
Melhores times que enfrentaram Alianza Lima na fase de grupos da Libertadores de 1998 a 2023
- River Plate (ARG) em 1998: eliminado na semifinal
- Nacional (URU) e Athletico-PR em 2000: eliminados nas oitavas
- São Caetano em 2002: perdeu a final
- Cobreloa (CHI) em 2003: eliminado nas quartas
- São Paulo em 2004: eliminado na semifinal
- Tigres (MEX) e Banfield (ARG) em 2005: eliminados nas quartas
- Necaxa (MEX) e São Paulo em 2007: eliminados nas oitavas
- Estudiantes em 2010: eliminado nas quartas
- Vasco e Libertad (PAR) em 2012: eliminados nas quartas
- Boca Juniors (ARG) em 2018: perdeu a final
- River Plate (ARG) em 2019: perdeu a final
- Racing (ARG) em 2020: eliminado nas quartas
- River Plate (ARG) e Fortaleza em 2022: eliminados nas oitavas
- Atlético e Athletico-PR em 2023: eliminados nas oitavas
Último clube a quebrar maldição do Alianza Lima na Libertadores
Entre 1998 e 2023, os times que caíram no grupo do Alianza Lima na Copa Libertadores não conseguiram conquistar o torneio. A última vez que isso ocorreu foi justamente no ano anterior, em 1997, quando o Cruzeiro conquistou o título pela segunda vez em sua história.
Naquela ocasião, a Raposa estava na Chave 4 ao lado de Grêmio, Sporting Cristal e Alianza Lima. O time celeste conseguiu se classificar em segundo, com nove pontos, atrás do Grêmio, primeiro com 12. O Sporting Cristal também avançou, como melhor terceiro colocado, com oito pontos.
O Alianza Lima ficou pelo caminho e não conseguiu “passar má sorte” ao Cruzeiro, que eliminou El Nacional (oitavas), Grêmio (quartas), Colo Colo (semifinal) e Sporting Cristal (final). O time celeste, que no início da competição gerou desconfiança na China Azul, acabou surpreendendo e conquistando o sonhado troféu.