O Fluminense deu grande passo para se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores. Os tricolores venceram o Colo-Colo por 1 a 0 nesta quinta-feira (9/5), no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile, pela quarta rodada do Grupo A. Com o resultado, os cariocas chegaram a oito pontos, na liderança da chave. Já os chilenos seguem com quatro, em terceiro.
O Fluminense sofreu com a pressão do Colo Colo. Mesmo assim, teve qualidade para chegar ao gol na etapa final, com o zagueiro Manoel.
Pela quinta rodada, o Fluminense recebe o Cerro Porteño-PAR. A partida está marcada para a próxima quinta-feira (16/5), às 19h, no Maracanã. No dia anterior (15/5), às 21h, o Colo-Colo visita o Alianza-PER, em Lima.
- Palmeiras goleia Liverpool-URU e fica perto das oitavas da Libertadores
- Palmeiras: Endrick leva amarelo por comemoração e revolta torcedores
O jogo
O Colo-Colo começou a partida pressionando o Fluminense. Logo aos dois minutos, Vicente Pizarro aproveitou falta cobrada na área e cabeceou com perigo. Depois, Bolados foi lançado na área, mas Felipe Melo apareceu para salvar os tricolores.
Os donos da casa continuaram melhores em campo e quase abriram o placar aos 18 minutos. Zavala foi lançado, Marcelo escorregou e viu o atacante errar o alvo.
O panorama da partida seguia o mesmo. O Colo-Colo pressionava mas, para sorte do Fluminense, errava nas finalizações. Do outro lado, os cariocas pouco passavam do meio.
Somente nos minutos finais, o Fluminense conseguiu equilibrar as ações. A equipe brasileira deu seu primeiro chute já nos acréscimos, com Lima. Assim, o duelo seguiu igual até o intervalo.
No segundo tempo, os tricolores voltaram com uma postura melhor, mas seguia sofrendo com a marcação do Colo-Colo. Os chilenos continuaram pressionando e pecando no setor ofensivo.
O Colo-Colo assustou somente aos 19 minutos. Vicente Pizarro chutou da entrada da área e acertou a trave. No entanto, aos poucos, o Fluminense voltou a sair da pressão e chegou ao gol aos 28 minutos. Marcelo chutou e Manoel resvalou com a cabeça para mandar para a rede.
O revés foi sentido pelos donos da casa. O Colo-Colo seguia buscando o ataque, mas passou a errar muitos passes. Com isso, a tarefa do Fluminense de segurar o resultado foi facilitada e os tricolores puderam comemorar após o apito final.
Leia outras notícias sobre futebol nacional!
Ficha técnica
COLO-COLO 0 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 9 de maio de 2024 (Quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e Richard Ortiz (Colômbia)
VAR: Leonardo Mosquera (Colômbia)
Cartões amarelos: Weimberg e Paiva (Colo-Colo); Cano, Terans, Ganso, Fábio, Manoel e Felipe Melo (Fluminense)
GOL
FLUMINENSE: Manoel, aos 28min do segundo tempo
COLO-COLO: Brayan Cortés, Óscar Opazo (Gutierrez), Alan Saldivia, Maximiliano Falcón e Erick Wiemberg; Marcos Bolados (Benegas), Vicente Pizarro e Esteban Pavez; Cristián Zavala (Cepeda), Damián Pizarro (Paiva) e Carlos Palacios
Técnico: Jorge Almirón
FLUMINENSE: Fábio, Marquinhos, Manoel, Felipe Melo (Antonio Carlos) e Marcelo; Martinelli, Lima, Paulo Henrique Ganso (Guga) e Jhon Arias; Douglas Costa (Alexsander) e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz