
O Palmeiras venceu o Bolívar por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (15/5), no Allianz Parque, e garantiu a liderança geral da fase de grupos da Copa Libertadores. Murilo e Facundo Torres fizeram os gols que decretaram a quinta vitória da equipe de Abel Ferreira.
O Verdão já havia carimbado a vaga às oitavas de final da competição com duas rodadas de antecedência. O clube agora chega aos 15 pontos e não pode mais ser alcançado por ninguém. O Bolívar se mantém na lanterna, com três pontos, e dá adeus à Libertadores. Os bolivianos ainda podem, porém, brigar pelo terceiro lugar e disputar a Sul-Americana.
As equipes agora fecham a fase de grupos da Libertadores em 28 de maio. O Palmeiras recebe o Sporting Cristal-PER, a partir das 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Já o Bolívar enfrenta o Cerro Porteño, no mesmo horário, no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Antes disso, o Verdão entra em campo no domingo (18) para enfrentar o Red Bull Bragantino pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para acontecer às 18h30 (de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. No mesmo dia, o Bolívar enfrenta o Club Gualberto Villarroel Club Deportivo San José pelo Campeonato Boliviano.
O jogo entre Palmeiras e Bolívar
O Palmeiras começou o jogo a todo vapor, empurrando o Bolívar para trás. Logo aos três minutos, Richard Ríos foi lançado por Felipe Anderson, cruzou a bola na área, mas ninguém concluiu. Pouco depois, Facundo Torres levantou a bola na área e Vitor Roque tentou de bicicleta, levando perigo. Na sequência, Richard Ríos ficou com a sobra na entrada da área, soltou a pancada e viu Cordano espalmar. Depois da cobrança de escanteio, Piquerez recebeu pela esquerda e mandou na cabeça de Murilo, que estufou a rede.
A equipe de Abel Ferreira não tirou o pé e fez mais um aos 11. Felipe Anderson acionou Mauricio pela direita, o meia avançou e cruzou na área, encontrando Facundo Torres na área. O camisa 17 só teve o trabalho de escorar para o fundo do gol. O primeiro lance de perigo do Bolívar aconteceu apenas aos 20 minutos, quando o Verdão diminuiu o ritmo. Depois de escanteio, Patito Rodríguez jogou a bola na área e Ríos quase mandou contra, mas Weverton defendeu. Já aos 24, Fabio Gomes bateu fraco e viu o goleiro ficar coma bola.
O Palmeiras puxou contra-ataque aos 25, pela esquerda. Facundo recebeu de Piquerez e cruzou na área, tentando Mauricio. A bola subiu muito e ninguém chegou para concluir. Cinco minutos depois, depois de inversão de Marcos Rocha, Piquerez soltou a pancada de dentro da área, por cima da meta do Bolívar. Com 34 no relógio, Justiniano arriscou, sem sucesso.
O Bolívar passou a arriscar mais e chegou com perigo na sequência. Patito Rodríguez cruzou pela direita, Weverton se antecipou e espalmou. Aos 44, Piquerez cobrou falta pouco antes da meia-lua, mandou rasteiro e parou na defesa de Cordano.
Segundo tempo
As equipes voltaram do intervalo sem modificações e logo na primeira jogada quase que o Palmeiras fez o terceiro gol. Marcos Rocha lançou Vitor Roque, o camisa 9 tentou finalizar, mas foi travado por Torren, que se chocou com o atacante. Pouco depois, Richard Ríos brigou pela bola, conseguiu manter a posse, mas bateu por cima do gol. Aos 10, o o Bolívar chegou em velocidade pela direita, mas o chute desviou em Murilo e Weverton defendeu.
Em seguida, o Palmeiras respondeu com Mauricio, que fez jogada individual, mas teve o chute defendido por Cordano. Aos 14, Vitor Roque foi lançado na área após erro do Bolívar, mas acabou sendo travado por Ramírez e caiu na área antes de finalizar. Ele tentou seguir a jogada e ganhou escanteio. Na cobrança, o Verdão chegou a fazer o terceiro gol, com Facundo Torres, mas foi anulado por impedimento.
Aos 29, foi a vez do Bolívar ter um gol anulado pelo VAR. Depois de cobrança de falta, a boal sobrou no alto para Romero, que cabeceou para as redes, mas em posição irregular de Bruno Savio, que desviou antes do atacante. O Palmeiras respondeu em seguida com chute de fora da área de Raphael Veiga, que passou próximo ao gol. A partida seguiu movimentada e Weverton teve que salvar aos 33 em chute cruzado de Romero.
Na reta final, o Palmeiras ainda criou mais chances de perigo. Na primeira, Raphael Veiga acionou Mayke na direita, o lateral bateu cruzado e mandou para fora. Em seguida, o camisa 23 insistiu na jogada pela direita, bateu para o gol e viu Cordano espalmar. Nos acréscimos, Flaco tentou de longe e parou no goleiro. O argentino ainda teve mais uma finalização, mas acertou a rede pelo lado de fora. Pouco depois, Ríos bateu de dentro da área em cima do goleiro, que fez a defesa no susto.
Palmeiras 2 x 0 Bolívar
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
- Hora: às 19 horas (de Brasília)
- Árbitro: Maximiliano Ramirez (ARG)
- Assistentes: Jose Savorani (ARG) e Juan Mamani (ARG)
- VAR: German Delfino (ARG)
- Público: 28.381 torcedores
- Renda: R$ 2.358.169,80
- Gols: Murilo, aos 5′ do 1°T e Facundo Torres, aos 11′ do 1°T (Palmeiras)
- PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Bruno Fuchs e Piquerez (Vanderlan); Emi Martínez, Richard Ríos e Mauricio (Raphael Veiga); Felipe Anderson (Mayke), Facundo Torres (Luighi) e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
- BOLÍVAR: Cordano, Yomar Rocha, Miguel Torren, Jose Sagredo e Ramírez (Quinteros); Melgar (Romero), Robson Matheus e Leonel Justiniano; Velázquez (Bruno Savio), Pato Rodriguez e Fábio Gomes. Técnico: Flavio Robatto.