PALMEIRAS

Palmeiras sucumbe na altitude e é goleado pela LDU na ida da semifinal da Libertadores

Palmeiras foi dominado pela LDU no Equador e precisará de goleada na próxima semana para avançar à final da Libertadores

Compartilhe
google-news-logo

O Palmeiras enfrentou 2.850 metros de altitude no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e sucumbiu frente a LDU nesta quinta-feira (23/10). Completamente dominado no primeiro tempo, o time treinado por Abel Ferreira foi goleado por 3 a 0 e agora se encontra em situação delicada na semifinal da Copa Libertadores.

Antes até de a primeira dezena de minutos ser completada, o goleiro Carlos Miguel já havia feito ao menos três defesas difíceis. Pouco depois, saiu o primeiro gol da LDU e, 10 minutos mais tarde, Andreas Pereira cometeu pênalti, e os donos da casa ampliaram a vantagem. O alviverde até tentou equilibrar o duelo na reta final, mas ainda sobrou tempo para o terceiro tento dos equatorianos.

Na etapa final, o ritmo da LDU diminuiu, e o Palmeiras teve maior controle da bola. O alviverde forçou cruzamentos e ganhou mais mobilidade a partir das entradas do meio-campista Allan e do atacante Sosa, mas nada disso foi o suficiente para que houvesse mudança no placar.

Quando será o jogo de volta?

Palmeiras e LDU voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (30/10), a partir das 21h30. O duelo decisivo da semifinal da Libertadores ocorrerá no Allianz Parque, em São Paulo.

Palmeiras buscará resultado

O Verdão terá uma difícil missão no Brasil. Para avançar à final, precisará ganhar da LDU por pelo menos quatro gols de diferença – triunfo por três gols levará à decisão aos pênaltis. Qualquer outro resultado confirma a vaga aos equatorianos.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - (foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)
Abel Ferreira dá instruções durante o duelo entre LDU e Palmeiras pela Libertadores(foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)

O jogo entre LDU e Palmeiras

Foram ao menos três defesas feitas pelo goleiro Carlos Miguel, do Palmeiras, antes dos primeiros 10 minutos de jogo. Embalada pela torcida que lotou o Estádio Casa Blanca, a LDU arriscou chutes de fora da área e criou jogadas pelos lados em busca de abrir o placar.

A pressão dos mandantes não demorou para surtir efeito. Aos 15′, o lateral-esquerdo Quiñónez tabelou com o atacante Alzugaray e partiu em direção à área do Palmeiras. Depois de ganhar do lateral-direito Khellven na corrida, tocou para trás, onde estava o meio-campista Villamíl, que recebeu sozinho e soltou uma pancada: 1 a 0.

E não demorou para que a vantagem fosse ampliada. Aos 24′, a LDU cobrou escanteio, e a bola caiu nos pés de Quiñónez, que bateu de primeira na entrada da área. O chute acertou o braço de Andreas Pereira, e o árbitro Facundo Tello marcou pênalti.

Aos 26′, Alzugaray bateu de perna esquerda no canto direito de Carlos Miguel, que até acertou o lado, mas não conseguiu impedir o gol: 2 a 0.

Foi somente na reta final do primeiro tempo que o Palmeiras conseguiu ter a posse de bola no campo de ataque e rondar a área da LDU. Além de jogadas pelas laterais, foram tentados também lançamentos para o centroavante Vitor Roque entre a defesa adversária.

Facundo Tello deu dois minutos de acréscimos, mas seria melhor para o Verdão que ele tivesse apitado no momento em que os 45 minutos foram completados. Isso porque, aos 46′, o atacante Bryan Ramírez deu belo drible no zagueiro Murilo e tocou para Villamíl, que recebeu em posição parecida com a qual havia estado no primeiro gol. Foi semelhante também a finalização dada pelo meia para ampliar o placar: 3 a 0.

Lance do jogo entre LDU e Palmeiras pela Libertadores - (foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)
Lance do jogo entre LDU e Palmeiras pela Libertadores(foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)

Segundo tempo

O segundo tempo começou de maneira menos frenética em relação à etapa anterior. O Palmeiras conseguiu fechar, ainda que ligeiramente, os espaços na defesa, ao mesmo tempo em que a LDU diminuiu a busca pelo ataque.

Com as mudanças feitas por Abel Ferreira, o alviverde passou a ter maior presença ofensiva. Allan e Sosa protagonizaram jogadas individuais que exigiram intervenções do goleiro Domínguez. Ainda assim, a principal arma brasileira foram cruzamentos na área.

Nos segundos finais da partida, o árbitro foi chamado à cabine do VAR para analisar entrada de Ramírez em Giay – o atacante atingiu o tornozelo do lateral-direito com a sola da chuteira. Facundo Tello entendeu o lance como passível de expulsão e aplicou o cartão vermelho.

O Palmeiras seguiu tentando, por meios de cruzamentos, até o fim, mas nada foi feito. Fim de jogo: 3 a 0.

LDU 3 x 0 Palmeiras

LDU

  • Domínguez; Mina, Quiñónez, Adé, Mina (Cuero, aos 23′ do 2ºT) e Quintero; Gruezo, Minda, Villamíl e Ramírez; Medina (Estrada, aos 41′ do 2ºT) e Alzugaray (Pastrán, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Tiago Nunes.

Palmeiras

  • Carlos Miguel; Khellven (Giay, no intervalo), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez (Allan, aos 25′ do 2ºT), Andreas Pereira, Felipe Anderson (Jefté, aos 19′ do 2ºT) e Raphael Veiga (Sosa, no intervalo); Flaco López e Vitor Roque (Bruno Rodrigues, aos 36′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
  • Gols: Villamíl, aos 15′ e aos 46′ do 1ºT; Alzugaray, aos 26′ do 1ºT (LDU)
  • Cartões amarelos: Gruezo, Ramírez, Mina e Quiñónez (LDU) / Flaco López e Andreas Pereira (Palmeiras)
  • Cartão vermelho: Bryan Ramírez (LDU)
  • Motivo: ida da semifinal da Copa Libertadores
  • Data: 22/10/2025 (quinta-feira)
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.
  • Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
  • Auxiliares: Juan P. Belatti e Gabriel Chade (ambos da Argentina)
  • VAR: Héctor Paletta (Argentina)
Compartilhe
google-news-logo