O Racing tem muito que agradecer a Facundo Cambeses, goleiro que fechou a meta na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores, contra o Flamengo. As equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira (22/10), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Rubro-Negro só foi balançar a rede aos 42 minutos do segundo tempo, em finalização de Jorge Carrascal. A bola desviou na zaga do time argentino e entrou paulatinamente no gol.
Antes do gol flamenguista, Cambeses havia feito uma magnífica defesa ao se atirar nos pés de Bruno Henrique, que conduziu a redonda livre de marcação após passe em profundidade de Carrascal.
Quando a partida estava empatada por 0 a 0, Facundo operou dois milagres. Aos 13 minutos, esticou o braço esquerdo e espalmou o arremate de Arrascaeta. Aos 31, caiu no canto direito e bloqueou a bomba de Samuel Lino (assista abaixo).
Defesa de Cambeses em chute de Arrascaeta
Defesa de Cambeses em chute de Samuel Lino
No primeiro tempo, Cambeses se mostrou atento para impedir que Pedro marcasse em uma conclusão acrobática. O camisa 9 girou o corpo um pouco sem jeito depois de grande jogada individual de Carrascal e passe de cabeça de Varela.
Ao término de Flamengo x Racing no Maracanã, a plataforma de estatísticas SofaScore deu a segunda nota mais alta a Cambeses: 7.9. O argentino de 28 anos só perdeu para Carrascal, do Mengão, eleito o “homem do jogo”, com 8.7.
Cambeses no Racing
O compromisso de hoje foi o de número 29 de Facundo Cambeses pelo Racing. Ele se tornou titular a partir de agosto, substituindo o chileno Gabriel Arias, de 37 anos.
A missão de Cambeses não foi fácil, visto que Arias, considerado ídolo pela torcida, disputou 254 partidas pelo clube, sagrou-se campeão argentino (2019) e da Copa Sul-Americana (2024), e integra a Seleção do Chile.
O nível de desempenho foi tão satisfatório que Cambeses recebeu uma convocação para defender a Seleção Argentina. Ele entrou no segundo tempo na recente vitória por 6 a 0 sobre Porto Rico, dia 14 de outubro, em amistoso nos Estados Unidos.
Revelado no Banfield, Facundo também passou pelo Huracán. Sua chegada ao Racing ocorreu em janeiro de 2024, com vínculo até dezembro de 2026.
Jogo de volta da semifinal
Racing e Flamengo duelam novamente na quarta-feira (29/10), às 21h30, no El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.
O clube argentino precisa vencer por dois gols para avançar às semifinais. Se ganhar por um, decidirá a vaga nos pênaltis. Já os brasileiros têm a vantagem do empate.
A equipe classificada pegará Palmeiras ou LDU na final da Copa Libertadores, marcada para 29 de novembro, em partida única no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Siga o No Ataque no Google Discover e acompanhe as principais notícias esportivas!