Se bater o Manchester City neste sábado (10/6), a Inter de Milão se tornará o primeiro time campeão da Champions League sem jogadores brasileiros desde a temporada 2004/05.
Naquele ano, o Liverpool derrotou o Milan nos pênaltis por 3 a 2, após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar, e levantou o troféu no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Curiosamente, a final desta temporada será no palco da decisão de 2004/05. A bola rola às 16h (de Brasília).
Final com poucos brasileiros
Esta é a final com o menor número de brasileiros desde 1998/99, quando Manchester United e Bayern de Munique disputaram o título (conquistado pelo United) sem atletas do Brasil nos elencos.
Ederson, do Manchester City, é o único brasileiro na final desta temporada. A Inter de Milão conta o lateral-esquerdo Dalbert no grupo, mas o jogador não foi inscrito na Liga dos Campeões.
A última vez em que apenas um finalista tinha jogadores brasileiros foi em 2014/15, quando Barcelona e Juventus se enfrentaram. Na ocasião, só os espanhóis – que se sagraram campeões – contavam com atletas do Brasil: o lateral-direito Daniel Alves, o lateral-esquerdo Adriano, o meio-campista Rafinha Alcântara e o ponta-direita Neymar.
Último título
Na temporada 2009/2010, quando venceu a Liga dos Campeões pela última vez (terceiro título na história), a Inter de Milão contava com três brasileiros no time titular: o goleiro Júlio César, o zagueiro Lúcio e o lateral-direito Maicon.