A final da Liga dos Campeões deste sábado (10/6) terá times de dois dos países com mais títulos na competição. A Inglaterra, representada pelo Manchester City, pode chegar a 15 taças. Já a Itália, com a Internazionale, busca o 13º troféu. Veja o ranking ao fim do texto.
City e Inter se enfrentam pela final da Champions League neste sábado, a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
O país que mais vezes conquistou a Champions League é a Espanha, com 19 títulos. Os troféus estão distribuídos entre Real Madrid, maior campeão da competição com 14, e Barcelona, com cinco.
Outros dois clubes espanhóis poderiam ter aumentado esse número, mas Atlético de Madrid, em 1973/74, e Valencia, em 2000/01, perderam as finais para o Bayern de Munique.
A Inglaterra vem em seguida, com 14 conquistas da Liga dos Campeões, distribuídas entre Liverpool (seis), Manchester United (três), Chelsea (dois), Aston Villa (dois) e Nottingham Forest (dois).
O Liverpool, aliás, é o terceiro maior campeão do torneio europeu. Nesta temporada, o Manchester City pode faturar o inédito título e aumentar o número dos ingleses.
A Itália é a terceira colocada do ranking e tem 12 títulos concentrados em três times: Milan (sete), Internazionale (três) e Juventus (dois). O time rossonero é o segundo maior campeão da competição.
Países com mais títulos da Champions League
- Espanha: 19 (14 do Real Madrid e cinco do Barcelona)
- Inglaterra: 14 (seis do Liverpool, três do Manchester United, dois do Chelsea, dois do Aston Villa e dois do Nottingham Forest)
- Itália: 12 (sete do Milan, três da Internazionale e dois da Juventus)
- Alemanha: 8 (seis do Bayern de Munique, um do Borussia Dortmund e um do Hamburgo)
- Holanda: 6 (quatro do Ajax, um do PSV Eindhoven e um do Feyenoord)
- Portugal: 4 (dois do Benfica e dois do Porto)
- França: 1 (Olympique de Marseille)
- Escócia: 1 (Celtic)
- Romênia: 1 (Steaua Bucareste)
- Sérvia: 1 (Estrela Vermelha)