LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA

Jogadores de time sensação na Champions trabalham como eletricistas

Meio-campistas de time das Ilhas Faroe que disputa as preliminares da Liga dos Campeões alternam entre o futebol profissional e o trabalho como eletricistas

Compartilhe
google-news-logo

Na noite de quarta, jogadores de futebol. Na manhã de quinta, eletricistas. Essa é a realidade de dois jogadores do KÍ Klaksvík, clube de futebol das Ilhas Faroe que é a sensação das fases preliminares da Liga dos Campeões 2023/24.

Meio-campistas faroenses, Jóannes Kalsø Danielsen and René Shaki Joensen foram importantes para a manutenção do empate por 0 a 0 contra o Bollklubben Häcken, da Suécia, pela ida da segunda fase preliminar da Champions.

Após o resultado histórico da equipe, que tem chances reais de classificação para a competição europeia, os dois meias já voltaram ao trabalho convencional.

Danielsen e Joensen são eletricistas e trabalham para a companhia de energia local EL-IN.

Assim, nos últimos dias, os dois se alternam entre o “glamour” das noites de Champions League e os tediosos dias de trabalho “normal”.

KÍ Klaksvík, sensação da Champions

O KÍ Klaksvík vem fazendo história nas fases preliminares da Liga dos Campeões.

A modesta equipe é das Ilhas Faroe, país europeu com população menor que todas as capitais do Brasil. Apenas cerca de 52 mil pessoas vivem por lá.

Sediado em Klaksvík, segunda maior cidade do pequeno país europeu, com pouco mais de 4600 habitantes, o clube joga em um estádio com capacidade para 2500 pessoas. Ou seja, o estádio comporta mais da metade da população da cidade.

Mesmo com condições modestas de infraestrutura e com jogadores que fazem “dupla-jornada”, o Kí Klaksvík conseguiu resultados históricos.

Campeão do campeonato faroense, o Kí Klakvsvík entrou na primeira fase preliminar da Liga dos Campeões, com uma dura missão: superar o Ferencvárosi, gigante da Hungria.

Na primeira partida, em casa, o Klakvsvík conseguiu segurar o empate sem gols. Na volta, a surpresa: sonoro 3 a 0 dentro da casa do gigante húngaro. Foi a maior vitória de um clube faroense no torneio europeu, e apenas a sexta vez que uma equipe faroense conseguiu se classificar para a segunda fase preliminar da Champions.

Classificado para a segunda fase preliminar da Champions League, o time faroense agora enfrenta o Bollklubben Häcken, da Suécia. A ida, nas Ilhas Faroe, terminou em 0 a 0. Na volta, o Kí terá que repetir o feito do confronto anterior e conquistar a classificção dentro da casa do rival.

O que separa o KÍ Klaksvík da fase de grupos da Liga dos Campeões

Cinco jogos separam o KÍ de se tornar o primeiro clube de Ilhas Faroe a se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

A partida de volta contra o Bollklubben Häcken, será na próxima quarta-feira (2/8). Se passar, o clube faroense vai para a terceira fase preliminar da competição europeia.

Depois da terceira fase, há apenas mais uma etapa: os Playoffs da Champions League, equivalentes à quarta fase preliminar da competição.

Assim, se o KÍ vencer o clube sueco, terá que superar apenas mais dois adversários para que o sonho de jogar a maior competição de clubes do planeta se torne realidade.

Contudo, mesmo se não conseguir ir para a Champions, o Kí Klakvsík tem altas chances de jogar uma competição europeia nesta temporada.

Isso porque, se for eliminado das fases eliminares da Liga dos Campeões, o KÍ concorrerá a uma vaga na fase de grupos Liga Europa ou na Liga Conferência.

Abaixo, veja o chaveamento do KÍ no caminho rumo à fase de grupos de uma competição europeia.

Compartilhe
google-news-logo