
O tradicional jornal espanhol As publicou uma reportagem nesta terça-feira (28/11) em que chama o atacante brasileiro Igor Paixão de ‘descendente de escravos’. Nas redes sociais, várias críticas apontaram o cunho racista do termo utilizado.
Após a repercussão negativa e a revolta na internet, o As editou o título da matéria e retirou esse trecho. O texto apresentava o ex-atacante do Coritiba, atualmente no Feyenoord-HOL. Paixão tem origem quilombola, grupo etnico-racial usado para identificar aqueles “remanescentes de quilombos”.
Os quilombos foram espaços de resistência utilizados por escravos e ex-escravos no Brasil entre os séculos XVI e XIX como forma de luta contra as diferentes violências da escravidão.
Aos 23 anos, Igor Paixão é um dos destaques do Feyenoord. Na atual temporada, o ex-Coritiba marcou três gols e deu três assistências em 19 jogos.
A reportagem do As era uma prévia da partida entre os holandeses e o Atlético de Madrid, nesta terça-feira (28/11), pela Champions League. Os espanhois venceram por 3 a 1.