O Comitê Executivo da Uefa aprovou, nesta quarta-feira (7), em Paris, o sistema de distribuição de receitas para suas competições masculinas, femininas e de base. Por meio de um comunicado, a entidade anunciou que prevê um total de 4,4 bilhões de euros em receitas para os próximos três anos.
Além disso, de acordo com cálculos do jornal espanhol As, o time vencedor da Champions 2024/25 pode receber até 200 milhões de euros, mais de R$ 1 bilhão na cotação atual.
Antes de distribuir para os clubes participantes, a Uefa destinou parte desse valor para seu fundo de solidariedade (440 milhões de euros), clubes não participantes (308 milhões de euros) e times das fases de acesso aos torneios (132 milhões de euros).
Após as deduções, a Uefa divulgou os valores atribuídos às três competições. Dessa maneira, ficou definido que a Champions receberá 2,467 bilhões de euros. A principal competição de clubes do mundo terá novo formato com 36 equipes na próxima edição.
A Liga Europa receberá 565 milhões de euros, enquanto a Liga Conferência terá 285 milhões de euros.
Essas receitas serão distribuídas de forma equitativa (27,5%), com base no desempenho (37,5%) e nas participações europeias dos clubes nas últimas cinco temporadas (35%). Ao mesmo tempo, a Uefa destacou que os dois primeiros critérios são mais relevantes para o triênio 2021-2024, com aumentos de 2,5% e 7,5%, respectivamente.
Por fim, a Uefa reservou 25 milhões de euros para a Champions feminina e para a Youth League.