A Itália garantiu terminar com uma das duas primeiras posições do ‘coeficiente Uefa 2024’ e, portanto, terá cinco representantes na próxima temporada na Liga dos Campeões, um a mais que na atual.
A confirmação matemática foi dada após os jogos de volta das quartas de final da Liga Europa e da Conference League, nesta quinta-feira.
A Itália tem um coeficiente de 19.428 pontos depois que Roma e Atalanta se classificaram para as semifinais da Liga Europa, e a Fiorentina para a mesma fase da Conference.
Os italianos superam a Alemanha no ranking (17.928 pontos, com três clubes ainda na disputa das competições europeias), enquanto a Inglaterra é a terceira (17.375 pontos).
Os ingleses, após as eliminações nos torneios europeus de Liverpool e West Ham nesta quinta-feira, têm apenas um clube nas semifinais contando todo os torneios continentais: o Aston Villa na Conference League.
A Liga dos Campeões mudará de formato na próxima temporada, com 36 equipes participando da fase de grupos, em vez das 32 que participaram nas últimas temporadas.