CHAMPIONS LEAGUE

Champions sem prorrogação? UEFA estuda mudanças para próxima edição do torneio

Entidade responsável pelo futebol europeu avalia mudanças significativas no formato da competição; autoridades se reunirão em maio

Compartilhe
google-news-logo

A Uefa estuda promover três mudanças na Champions League já na próxima temporada. A informação é do jornal Bild, da Alemanha.

Um dos focos de análise da entidade é o fim da prorrogação. A ideia é diminuir a sobrecarga sobre os jogadores. Em caso de empate nos duelos de mata-mata, os jogos irão direto para os pênaltis, assim como é na Libertadores, por exemplo.

A segunda ideia é permitir que os times que forem melhores na primeira fase tenham a “vantagem” de decidirem em casa os jogos no mata-mata. O atual regulamento só prevê o benefício nas oitavas de final. A proposta ganhou força após reclamação do Arsenal (terceiro melhor na fase inicial deste ano). O time inglês decidiu fora contra o Real e também jogará como visitante no jogo da volta contra o PSG.

O novo formato também prevê que times do mesmo país podem se enfrentar já na fase de playoffs, logo após a fase inicial. A ideia é voltar ao formato antigo, onde o cruzamento só era permitido a partir das quartas de final.

As propostas serão de batidas no dia 30 de maio (sexta). Autoridades vão se encontrar em uma reunião em Munique, na Alemanha.

Edição 2024/25

A atual edição da Champions League está nas semifinais. Os jogos são Arsenal x PSG e Barcelona x Inter de Milão (times à direita decidem em casa).

A final será disputada no dia 31 de maio (sábado), na Allianz Arena, em Munique, um dia após à reunião que debaterá as possíveis mudanças.

Esta edição é a primeira no novo formato. Na primeira fase, os clubes disputaram oito jogos e fizeram parte de um mesmo grupo. Os oito melhores avançaram direto às oitavas, enquanto as equipes que ficaram entre o 9° e o 24° lugar disputaram um playoff.

Compartilhe
google-news-logo