O empate por 1 a 1 com o Borussia Dortmund foi suficiente para o Paris Saint-Germain garantir classificação nas oitavas da Liga dos Campeões em segundo lugar do Grupo F. Quem se deu mal foi o Milan. A equipe italiana derrotou o Newcastle por 2 a 1, mas não conseguiu a vaga – apenas para a Liga Europa. Ambas as partidas foram realizadas nesta quarta-feira (13/12).
Borussia Dortmund x PSG
Borussia Dortmund e PSG entregaram o que era esperado e protagonizaram grande partida no Signal Iduna Park. O jogo foi aberto e ambas equipes tiveram chances de balançar a rede. Na melhor oportunidade, Mbappé driblou o goleiro Kobel e chutou para o gol vazio, mas o zagueiro Süle afastou o perigo. Barcola também acertou a trave e quase inaugurou o marcador para os franceses. Pelo lado do Borussia, as melhores oportunidades pararam em defesas de Donnarumma.
O segundo tempo também foi animado. Os donos da casa abriram o placar logo aos cinco minutos com Adeyemi. No entanto, a resposta do PSG foi rápida, e, aos 10 minutos, Zaïre-Emery aproveitou jogada de Mbappé pela esquerda e deixou tudo igual. O Dortmund seguiu com a pressão, e o goleiro Donnarumma precisou manter a boa atuação para evitar o segundo gol dos alemães. Na reta final da partida, a partida teve ainda mais emoção. Mbappé chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado após revisão do VAR. O resultado estava favorável para ambas equipes, e o placar de 1 a 1 prevaleceu até o apito final.
Milan x Newcastle
Apesar de precisar vencer para avançar às oitavas ou mesmo terminar em terceiro e tentar algo na Liga Europa, o Milan foi medroso. Apenas 37% da posse e um único chute, longe do alvo no primeiro tempo. Já o Newcastle foi mais efetivo. Se lançou ao ataque, finalizou muito e com perigo. Afinal, de seus oito chutes nos 45 minutos iniciais, cinco foram no alvo. Um deles foi salvo na linha por Tomori, que evitou o toque de Almirón para a rede. Aos 33, veio o gol inglês. Joelinton recebeu na área e mandou bomba no ângulo de Maignan. Assim, o Newcastle foi com merecimento para o intervalo em vantagem.
No segundo tempo, a situação mudou. O Milan voltou mais ofensivo e trabalhou mais a bola. Enfim, finalizou. Aos 14, chegou ao empate. Rafael Leão recebeu pela esquerda e cruzou. Ali foi feita uma linha de passe: Tomori. Giroud e Pulisic, que mandou para a rede. Foi apenas o quarto gol milanista na Champions (pior ataque da fase de grupos).
O gol desconcentrou o Newcastle. O time inglês, com a necessidade de vencer, passou a atacar de forma desordenada e deu espaços para o Milan. Em contra-ataques, a equipe italiana teve as grandes oportunidades. Rafael Leão, numa delas, entrou livre pela esquerda e chutou na trave. Contudo, aos 39, Chukwueze, que acabara de entrar e nem tinha tocado na bola, recebeu livre e fez o segundo gol do Milan. E quase saiu o terceiro. Tomori mandou na trave. Melancólica despedida do Newcastle. Se vencesse, estaria nas oitavas. Perdeu e nem repescagem de Liga Europa conseguiu.