FUTEBOL INTERNACIONAL

Destaque da Atalanta na Europa League começou na 2ª divisão da Inglaterra e foi campeão pela seleção

Ademola Lookman conquistou o Mundial Sub-20 pela Seleção da Inglaterra, mas optou por defender o time principal da Nigéria
Foto do autor
Compartilhe

Ademola Lookman ganhou os holofotes no mundo da bola ao marcar os três gols da Atalanta na acachapante vitória por 3 a 0 sobre o Bayer Leverkusen na final da Europa League. O time italiano conquistou o inédito título nesta quarta-feira (22/5), no Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda.

No primeiro gol, aos 11 minutos, Lookman se antecipou a Exequiel Palacios e completou para o fundo da rede o passe rasteiro de Davide Zappacosta. Aos 25, o ponta-esquerda driblou Xhaka e colocou com categoria no canto de Kovár: 1 a 0. Por fim, aos 19 do segundo tempo, recebeu de Scamacca, livrou-se de Boniface e encheu o pé no ângulo direito: 3 a 0.

Atalanta 3×0 Bayer Leverkusen: assista aos gols na voz de Cléber Machado no SBT

Ademola Lookman começou na segunda divisão da Inglaterra

Nascido em 20 de outubro de 1997 no bairro de Wandsworth, em Londres, na Inglaterra, Ademola Lookman é filho de pais nigerianos. Ele começou a carreira nas categorias de base do Charlton Athletic e estreou no time principal em 2015/2016, na EFL Championship, a segunda divisão no país.

Apesar de ter marcado cinco gols e contribuído com duas assistências em 24 jogos, Lookman não evitou o rebaixamento do Charlton à League One, como é chamada a terceira divisão inglesa. O time caiu em 18º, com 40 pontos.

Ademola seguiu no Charlton e participou da League One, com cinco gols em 21 partidas. O Everton percebeu o talento do então garoto de 19 anos e investiu 11 milhões de libras (R$ 42,5 milhões na cotação da época) em sua contratação.

Campeão pela Seleção

Embora não tenha despontado no Everton, Lookman foi bem avaliado na seleção de base da Inglaterra. Assim, ele representou o país no Mundial Sub-20 de 2017, jogando ao lado de Calvert-Lewin, seu colega de elenco, e Solanke, do Bornemouth.

Ademola viveu grande momento no torneio ao fazer os dois gols da Inglaterra na vitória por 2 a 1 sobre a Costa Rica, nas oitavas de final. O atacante também balançou a rede no triunfo por 3 a 1 diante da Itália, na semifinal.

Inscrito com a camisa 11, Lookman seguiu como titular na decisão, contra a Venezuela, e viu o companheiro Calvert-Lewin, do Everton, anotar o gol do título aos 35 mintuos do primeiro tempo.

Jogador da Nigéria

Inicialmente, Ademola Lookman tinha o desejo de defender a seleção principal da Inglaterra, mas mudou de ideia ao aceitar o convite da Nigéria. Ele estreou em 25 de março de 2022, no empate por 0 a 0 com Gana, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. Desde então, disputou 21 partidas e marcou seis gols.

Na Nigéria, Lookman usa a camisa 18 e tem Victor Osimhen, do Napoli, como principal parceiro de ataque. A equipe alcançou a final da Copa Africana de Nações em 2024, sendo derrotada pela Costa do Marfim por 2 a 1.

Lookman na Atalanta

A Atalanta comprou os direitos econômicos de Lookman em agosto de 2022 por cerca de 15 milhões de euros (R$ 80 milhões). O atacante pertencia ao RB Leipzig, da Alemanha, e havia sido emprestado aos ingleses Fulham e Leicester.

Tão logo chegou à Itália, Ademola se tornou um dos principais jogadores da Atalanta. São 30 gols e 15 assistências em 73 partidas, números que certamente vão valorizar o nome do atleta de 26 anos no mercado da bola.

Campeã da Europa League pela primeira vez, a Atalanta também vai bem no Campeonato Italiano: ocupa o quinto lugar, com 66 pontos em 36 rodadas (20 vitórias, seis empates e 10 derrotas). Nessa competição, Lookman soma nove gols em 29 jogos.

Compartilhe