Vendido pelo Atlético em março deste ano, Alisson Santana começou a temporada “a todo vapor” na Europa. Nesta quinta-feira (10/7), o atacante brilhou com dois gols e duas assistências em goleada do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Na primeira pré-eliminatória da Liga Europa, o Shakhtar mede forças com o Ilves, da Finlândia. O primeiro duelo foi disputado no Estádio Stožice, na Eslovênia, e terminou com goleada dos ucranianos, por 6 a 0.
Alisson abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, após assistência do também brasileiro Kevin, ex-Palmeiras. Assista ao lance no player abaixo.
🔥 Перший гол у новому сезоні! 👏
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) July 10, 2025
⚽️ Аліссон відкриває рахунок у матчі 🆚 «Ільвес» 🙌#Shakhtar #ШахтарІльвес pic.twitter.com/jBfxHzwgmh
Posteriormente, em cobrança de escanteio aos 42 minutos, foi a vez de Alisson “retribuir o presente”. O cria do Galo cobrou na medida para cabeceio de Kevin, que ampliou a contagem. Veja o lance a seguir.
⚽️ 2:0! 😍 Дебютний гол Кауана Еліаса у єврокубках! 👏🏻#Shakhtar #ШахтарІльвес pic.twitter.com/4u8qZDn7Cb
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) July 10, 2025
Logo aos dois minutos da etapa complementar, Alisson marcou o terceiro do Shakhtar Donetsk na partida após bola longa. O jovem usou a força para vencer o defensor adversário e, de direita, balançou as redes. Assista ao lance no player abaixo.
Аліссон сьогодні 🔥🔥🔥
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) July 10, 2025
⚽️⚽️ 19-річний півзахисник оформив дубль! 👏🏻#Shakhtar #ШахтарІльвес pic.twitter.com/CtCe34IiuE
A quarta participação de Alisson em gol ocorreu no quinto gol do Shakhtar no duelo. Depois de jogada individual pela direita, o velocista tocou para Pedrinho, outro ex-jogador do Galo, balançar as redes na goleada. Veja a seguir.
🇧🇷 Педріньйо вміє забивати красиво! 😍#Shakhtar #ШахтарІльвес pic.twitter.com/Xi3mQzMFRZ
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) July 10, 2025
Depois do jogo, o atacante falou sobre a atuação individual e coletiva. “Foi uma noite e tanto pra gente, né? Pra mim, então, nem se fala! Especial demais! Estrear numa Europa League já é marcante, mas conseguir ajudar o time assim, em uma vitória tão expressiva, torna tudo inesquecível. Estou muito feliz com o nosso desempenho coletivo hoje, ainda mais por se tratar do primeiro jogo oficial do nosso ano. Isso mostra um pouco da dedicação e do compromisso que tivemos durante a pré-temporada”, disse o jogador, que seguiu.
“Nosso grupo é bem unido e os brasileiros mais ainda. Eu, Kevin, Pedrinho, Kauã Elias, a gente se entende muito dentro de campo, e isso facilita o nosso jogo ali na frente. O resultado está aí: dois gols e duas assistências numa só partida! Acho que nem na base eu vivi isso”
Alisson, cria do Atlético
Alisson no Atlético
Tido como uma das mais promissoras revelações das categorias de base do Atlético neste século, Alisson não teve muitas oportunidades como profissional no Galo. Estreante em 2023, o atacante somou quatro gols e duas assistências em 42 partidas com a camisa preta e branca, tendo sido titular em apenas 13 ocasiões.
Poucos dias após a venda de Alisson ao Shakhtar Donetsk, o No Ataque apurou que o Galo aceitou oferta no valor de 12 milhões de euros para liberar o atleta. A cifra correspondia a cerca de R$ 76 milhões na cotação da época.
Há ainda a possibilidade de que o Atlético embolse outros 2 milhões de euros em variáveis pela transferência. O montante correspondia a aproximadamente R$ 12,8 milhões na altura da concretização da negociação.