Com o sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes da Fifa, nesta quinta-feira (5/12), o Flamengo conheceu seus adversários no grupo D: Espérance-TUN, Chelsea-ENG e León-MEX. O time mexicano, contudo, não tem participação confirmada no torneio.
Isso acontece porque o León é um clube-empresa que possui o mesmo proprietário que o Pachuca-MEX, que também se classificou para o torneio. No entanto, o dono das duas equipes, Jesús Martínez Patiño, está otimista quanto à participação dos clubes no Super Mundial.
“Estamos sendo muito transparentes e otimistas de que podemos seguir com essa situação. Temos que esperar até o fim do sorteio, me disseram que vão tomar uma decisão entre o final de dezembro e o início de janeiro”, disse o empresário, à imprensa mexicana.
As regras da competição impedem que duas equipes do mesmo grupo empresarial disputem o Super Mundial. Jesús Martínez, no entanto, marcou presença no sorteio e acredita num bom desfecho.
Vale lembrar que o Manchester City e o Girona, clubes que pertencem ao City Football Group, conseguiram uma exceção da Uefa para disputarem a Champions League nesta temporada.
Se a decisão for negativa, ainda não há uma definição de quem vai substituir Pachuca ou León, mas é certo que será uma equipe da Concacaf. O América do México é um candidato, já que é o terceiro no ranking da confederação – atrás de Monterrey e León, já classificados.
Clube pode ser vendido
Jesús Martinez falou sobre a possibilidade de vender uma das equipes e destacou que o adversário do Flamengo, León, é favorito a deixar o grupo empresarial.
“De todas as perguntas que nos fizeram, respondemos com total transparência. Declaramos que o León é o equipo que teríamos que vender o controle e a maioria do time”, explicou.