Gestor da SAF do Cruzeiro de janeiro de 2022 a abril de 2024, Ronaldo Nazário marcou presença na abertura da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Ele compareceu ao Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida (EUA), para acompanhar Al Ahly x Inter Miami, neste sábado (14/6). Os times do Egito e dos Estados Unidos estão no Grupo A do torneio, ao lado de Palmeiras e Porto.
Além de ser fotografado no acesso ao estádio, Ronaldo apareceu do lado de dentro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Outras personalidades do futebol prestigiaram Al Ahly x Inter Miami, casos de Roberto Baggio (ex-camisa 10 da Itália), Arsène Wenger (ex-técnico do Arsenal e atual dirigente da Fifa) e Pepe (ex-zagueiro do Real Madrid e da Seleção Portuguesa).
No Instagram, Ronaldo repostou um story do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Eles se abraçaram e trocaram algumas palavras em espanhol. “Com Ronaldo, o Fenômeno, na abertura da Copa do Mundo de Clubes da Fifa! Um prazer cumprimentar a um dos grandíssimos jogadores do nosso continente”, escreveu o dirigente da entidade sul-americana.
Carreira de Ronaldo Fenômeno
Uma das maiores lendas do futebol, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 1996, 1997 e 2002. Ele começou a carreira profissional no Cruzeiro, em 1993, e logo se transferiu para o futebol europeu, onde jogou por PSV Eindhoven, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Em 2009, retornou ao Brasil, defendendo o Corinthians de 2009 a 2011.
O Fenômeno conquistou a Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira, sendo o artilheiro da competição, com oito gols. Também esteve nos Mundiais de 1998, do qual foi vice-campeão (quatro gols), e 1994, em que ficou apenas no banco de reservas. Ronaldo disputou 98 partidas oficiais com a Amarelinha e contabilizou 62 gols.
Dirigente do Cruzeiro
Quase três décadas depois de brilhar em campo pelo Cruzeiro (56 gols em 58 jogos), Ronaldo se tornou o primeiro dono da SAF do clube. O ex-atacante se comprometeu a investir R$ 400 milhões, além de assumir a dívida acima de R$ 1 bilhão. Em troca, passou a ter a propriedade dos dois centros de treinamento, as Tocas da Raposa 1 e 2.
Durante dois anos e meio, o staff de Ronaldo organizou as contas e pagou salários em dia. A aprovação da recuperação judicial da associação civil possibilitou um respiro financeiro, já que os credores concordaram em conceder descontos e alongar o prazo de recebimento em até 18 anos. Era o “renascimento” de uma instituição que amargava a Segunda Divisão devido a más gestões.
Dentro de campo, o Cruzeiro se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 e retornou à elite nacional depois de três anos. Na Série A, a Raposa terminou apenas na 14ª posição, o que gerou insatisfação nos torcedores. Pressionado, Ronaldo procurou o empresário Pedro Lourenço, dos Supermercados BH, e acertou a venda de 90% das ações da SAF em abril de 2024.